Com o estoque de inverno encalhado e o calor dando as caras antes de a nova coleção de verão chegar, as lojas de confecção estão oferecendo promoções para todas as peças, não importa a estação.
Liquidações de roupas inverno já chegaram às lojas: julho é o melhor mês para compras
E nunca foi tão importante fisgar o consumidor: as vendas despencaram, em média, 30% em julho nas lojas de confecção da Capital em comparação com o mesmo período de 2014. Os dados do Sindilojas mostram ainda que 73% dos estabelecimentos registraram recuo nos negócios no mesmo período.
Como fazer seu dinheiro render: 50 passos para driblar a crise
Quem ganha com o mau momento do lojista é o consumidor. Em um giro rápido pelo comércio de rua de Porto Alegre, já é possível perceber o apelo de vitrines e cartazes chamando o cliente com preços baixos. Procurando camisetas de manga curta em uma loja na Avenida Voluntários da Pátria, a doméstica Nádia de Moraes gostou dos preços que encontrou.
- Não comprei quase nada de inverno. Agora, procuro só o que está com preço baixo - diz ela.
A regra, segundo ela, é comprar, mas sem gastar muito. Também atrás de peças para o calor, a dona de casa Jocelita Costa, 64 anos, conta que não comprou nada neste inverno e que só vai adquirir blusas mais leves porque está precisando.
- Se tiverem baratas, compro até duas. Para o resto do inverno, vou continuar com o que eu tenho.
Com a alta da carne de gado, frango virou o queridinho na mesa dos gaúchos
Descontos em todos os lados
Gerente de loja, Luiza Serro de Grandi afirma que a empresa está focando no preço baixo para animar o cliente a comprar. Com o calor se intensificando - ontem, a máxima chegou a 32°C em Porto Alegre - 70% do que está exposto na loja são peças de verão. Básicas de lã e casacos já não são mais os itens mais visíveis ao olhos do cliente.
- Já prevíamos um inverno assim e, por isso, não compramos muito. Mesmo assim, para limpar o estoque, temos desconto de 50% para as peças de inverno e também para a coleção de verão do ano passado.
Com a previsão de o calor se estendendo até o final de semana, as vitrines de muitas lojas do Centro estão exibindo promoções de camisetas, regatas, shorts e bermudas.
O primeiro vice-presidente do Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Fernando Luis Palaoro, reconhece que o ambiente de notícias econômicas negativas e de incertezas quanto ao futuro freia as compras do consumidor. Ele sugere, no entanto, que os lojistas utilizem estratégias para não deixar o estabelecimento ficar às moscas.
- Pode-se tentar vendas casadas, com peças de inverno e verão. E as peças que têm mais a ver com a moda da estação precisam ser liquidadas, diferentes das mais básicas.
Leia mais notícias sobre economia
Clima e economia
Calorão fora de época: ruim para o lojista, bom para o consumidor
O calorão e as lojas querendo fisgar o cliente a todo pano fazem preços de roupas de inverno e verão despencarem. Veja no que vale a pena investir
Jeniffer Gularte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: