Dois vídeos publicados no Facebook da Força Aérea Livre da Líbia - uma dissidência da Força Aérea Oficial do país - fizeram sucesso nas redes sociais nos últimos dias. As imagens, que teriam sido gravadas em maio, mostram pilotos de caças antigos fazendo manobras arriscadas, a poucos metros do chão.
VÍDEO: aviões se batem em show acrobático e piloto morre
VÍDEO: homem compra Corvette de R$ 240 mil e destrói o carro no primeiro dia
Uma das gravações mostra um jato dando um rasante e passando muito perto de um homem, que chega a se assustar com a proximidade da aeronave. Assista:
No outro vídeo, várias pessoas parecem esperar o momento do rasante para fotografar e fazer gravações. Confira:
Segundo o portal da BBC, as imagens são de caças russos modelo Mikoyan-Gurevixh MiG-23. A aeronave, projetada na década de 1960, foi desenvolvida pelos soviéticos na época da chamada Guerra Fria - que colocava Estados Unidos de um lado e a União Soviética de outro, e durou do final de Segunda Guerra Mundial, em 1945, até a extinção da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Líbia em guerra: a revolução vista por dentro
A Líbia é um dos países que mais tem modelos dessa aeronave, uma das primeiras com possibilidade de disparar mísseis BVR - que permitiam abater aeronaves a uma distância muito superior aos comuns à época.
O país trava uma guerra civil desde fevereiro de 2011, quando parte da população foi às ruas protestar contra o ditador Muammar al-Gaddafi, morto em outubro do mesmo ano. Atualmente, a Líbia sofre com a violência de grupos opostos que lutam pelo poder da nação de pouco mais de 6 milhões de habitantes, localizada no norte da África.
Leia mais notícias do dia
Curta a página do jornal no Facebook
* Diário Gaúcho