A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) divulgou um levantamento que prevê que o aeroporto a ser possivelmente construído na região das Hortênsias transporte 13.320 passageiros em 2025, caso saia do papel. De acordo com a Secretaria de Aviação Civil, as Hortênsias é um dos 28 destinos turísticos do país com previsão de receberem investimentos diretos em aeroportos pelo programa de aviação regional. As informações são da Rádio Gaúcha.
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O número chama a atenção porque está muito abaixo do número turistas que frequentam principalmente Gramado e Canela. Atualmente, a região recebe cerca de 7 milhões de visitantes por ano. Segundo o vice-prefeito de Gramado, Luiz Barbacovi, somente uma operadora de turismo transportou 100 mil pessoas para a região no ano passado. Além disso, o número projetado pelo governo federal não atinge sequer os 20 mil leitos disponíveis hoje na região.
- Treze mil pessoas é 50% da ocupação hoteleira em um dia, então é um número meio estranho. Desses 7 milhões, pegando dados até maio, 4% são do exterior. E de outras regiões do país, hoje está em quase 60% dos visitantes. Hoje temos um número fantástico de pessoas que vem via aérea - revela Barbacovi.
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Somente nos próximos cinco anos as Hortênsias devem atingir a marca de 25 mil leitos. Conforme Barbacovi, apesar de haver a intenção de construir um terminal na região, é mais provável que Vila Oliva atenda essa demanda.
O projeto do aeroporto nas Hortênsias está na fase de estudos de localização, embora a prefeitura de Canela já tenha reservado um lugar para a construção. Os trâmites na SAC também avaliam se há a viabilidade do terminal operar em conjunto com Vila Oliva. A Gaúcha Serra procurou o prefeito de Canela, Cléo Port, para saber quais as perspectivas do município quanto à capacidade do aeroporto, mas a assessoria de imprensa disse que ele não atenderia a reportagem.
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Já a SAC disse que o número de 13.320 pessoas foi baseado em informações turísticas e sócio-econômicas e que as dimensões do terminal ainda estão em estudo. Por fim, a secretaria disse que outros aeroportos serão construídos na região (no caso, Vila Oliva) e atenderão as Hortênsias com eficiência.
A pergunta que fica é se Vila Oliva não seria capaz de atender a toda a demanda sem a necessidade de um terminal na região das Hortênsias, mas a resposta só vira após a conclusão dos estudos.
*Rádio Gaúcha