O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, pediu nesta quinta-feira aos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que, na volta do recesso em agosto, seja dada prioridade de votação das contas pendentes de governos anteriores que estão à espera da análise dos parlamentares.
Augusto Nardes encontrou-se, na manhã desta quinta-feira, nas residências oficiais dos presidentes do Senado e da Câmara, com Renan Calheiros e Eduardo Cunha.
AGU protocola defesa de Dilma sobre "pedaladas fiscais" no TCU
Relator do TCU quer urgência na análise da defesa de Dilma sobre "pedaladas"
- No meu entendimento, como há muito tempo [as contas de ex-presidentes] não vêm sendo votadas, a sociedade não tem conhecimento dessa matéria, de extrema importância. Fiz esse apelo e a reação foi muito positiva: será dada prioridade - disse Nardes.
Na Câmara, há cinco processos de contas prontos para serem votados no plenário da Casa, dois deles dos governos dos ex-presidentes Fernando Collor e Itamar Franco. Há ainda prestações de contas pendentes dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.
Planalto dirá que FHC também adotou práticas semelhantes às pedaladas fiscais
Em infográfico, entenda o que são as pedaladas fiscais do governo Dilma
Não há ordem cronológica obrigatória para o exame de contas.
Sobre o julgamento das contas de 2014, da presidenta Dilma Rousseff, no TCU, Nardes, que é o relator do processo, não quis dar prazo para concluir o relatório, mas adiantou que, como as explicações enviadas pelo governo à Corte estão contidas em documento de mais de mil páginas, a leitura deve levar mais tempo que os 15 dias habituais. Todos os ministros do Tribunal receberão cópia das explicações nos próximos dias.
- Determinei urgência para que [o documento] seja avaliado o mais rápido possível pela equipe técnica. É um trabalho puramente técnico avaliar os números - disse.
Adams se diz confiante da aprovação das contas públicas de 2014 pelo TCU
"O TCU tem obrigação de ser técnico", diz ministro da AGU
Quando esteve, nesta quinta, nas residências oficiais de Renan e Eduardo Cunha, Augusto Nardes encontrou-se com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. Nardes disse que Barbosa pediu audiência com os ministros do TCU na semana que vem. Nardes disse que pode receber também na próxima semana o ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
Augusto Nardes descartou a ideia que interesses políticos possam influenciar o parecer dos ministros sobre as contas da presidenta Dilma Rousseff.
- O TCU é uma das cortes mais independentes. O relatório é feito por técnicos. Não existe ilação política a ser feita em torno do TCU - afirmou.
Leia as últimas notícias
*Agência Brasil