Em reunião realizada na noite desta quarta-feira, em Brasília, com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, os governadores José Ivo Sartori e Raimundo Colombo (SC) pediram a criação de um fundo de estímulo ao crescimento econômico semelhante ao que existe disponível atualmente para as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Também foi solicitado ao ministro a liberação de uma linha de crédito do BNDES de R$ 750 milhões que possam ser aplicados aos municípios da Região Sul. Sartori ressaltou que o encontro foi um "momento para tratar da realidade financeira do Estado e do país".
Servidores estaduais só saberão quanto vão receber na sexta-feira, dia do pagamento
Verba federal para prevenção a desastres cai 44% no Rio Grande do Sul
Os governadores manifestaram apoio à reforma do ICMS, desejada pelo governo federal.
- A diminuição da guerra fiscal é boa para o Rio Grande e para o país inteiro começar a equalizar as questões nacionais no que concerne a disputa de investimentos - disse Sartori.
Governo vai repassar R$ 1,95 bi da Lei Kandir aos Estados até dezembro
Levy afirmou apenas que irá estudar as demandas. Participaram do encontro os secretários da Fazenda dos dois Estados, Giovani Feltes e Antonio Marcos Gavazzoni, e o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Newton de Conto.
Demandas em Brasília
Sartori e Colombo fazem pedidos ao ministro Joaquim Levy
Em reunião realizada nesta quarta-feira, em Brasília, governadores pediram liberação de recursos e criação de fundo específico para a Região Sul
GZH faz parte do The Trust Project