Nesta segunda-feira (13), representantes de municípios gaúchos se reunirão com o Secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, para definir como seguir no combate à meningite no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito após encontro da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), liderado pelo prefeito de Gravataí, Marco Alba, no Hotel Radar, na RS 118, em Gravataí.
- No encontro deste domingo, alinhamos as informações e prestamos solidariedade à situação de Cachoeirinha - diz Alba.
Moradores do bairro Betânia aguardam cerca de uma hora para serem vacinados contra meningite
Rio Grande do Sul registra nove mortes por meningite em 2015
Na reunião realizada a partir das 17h deste domingo, estavam presentes o prefeito de Cachoeirinha, Vicente Pires, e o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, além de prefeitos e autoridades de Viamão, Alvorada, Santo Antônio da Patrulha, Arroio dos Ratos, Sapucaia, Esteio e São Leopoldo. Solicitado pela Granpal, o encontro com o governo do Estado ocorrerá no início da tarde desta segunda-feira e definirá se a estratégia específica de vacinação em Cachoeirinha continua nas próximas semanas. Além disso, será discutida a possibilidade de novas ações em outros municípios e a posição sobre a decisão da Justiça que obriga a prefeitura de Cachoeirinha e o governo do Estado a disponibilizarem vacinas contra a meningite para todo o grupo de risco na cidade.
- Chegamos a vacinar 80% do público alvo neste fim de semana. Vamos devolver as doses que sobraram para o Estado e ainda não há previsão de novas ações desse tipo. Na verdade, dependemos do Ministério da Saúde - afirma o prefeito de Cachoeirinha Vicente Pires.
Quarto caso de meningite é registrado em Cachoeirinha
São Leopoldo confirma duas mortes por meningite
Prefeitura de Alvorada: "não há surto de meningite na cidade"
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, foram registrados 39 casos da doença meningocócica e, até o momento, 9 óbitos. Em Cachoeirinha, as quatro ocorrências se deram na mesma região, no bairro Jardim Betânia, levando a duas mortes - por isso, foi decretado surto comunitário. Já em Porto Alegre, os casos chegam a 11, também com dois óbitos.
- Na Capital, os casos não são focados em uma região. Estamos monitorando, mas a situação ainda é considerada dentro da normalidade - afirma Fátima De Bem, coordenadora da vigilância das meningites em Porto Alegre.