A Polícia Civil (PC) de São Vicente do Sul abriu inquérito, na manhã desta segunda-feira, para apurar as circunstâncias em que ocorreu o incêndio em que morreram as primas argentinas Lucía Milagres Monfrone, 11 anos, e Ivana Copello, 12, no último sábado.
De acordo com a delegada substituta de São Vicente do Sul, Débora Durlo Poltosi, no mesmo dia do incêndio a PC teve acesso a documentação feita pela equipe plantonista da delegacia de Santiago, que foi até o local. Segundo Débora, depoimentos colhidos logo após o incêndio serão anexados ao inquérito.
_ O próximo passo é ouvir o depoimentos dos sobreviventes e vizinhos, que testemunharam o ocorrido. Além das informações prestadas por essas pessoas, também iremos anexar ao inquérito as perícias, tanto da causa da morte das meninas, quanto do local do incêndio _ afirma Débora.
Segundo a delegada, os laudos da necropsia devem chegar entre esta e a próxima semana. Já a perícia do local demora mais tempo, entre um e dois meses.
Vítimas do incêndio são transferidas para Porto Alegre e Uruguaiana
Os depoimentos das testemunhas devem começar nesta semana. Já os sobreviventes serão ouvidos assim que receberem alta.
Três feridos continuam hospitalizados. Silvana Copello, 33 anos, segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para queimados do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Ela está em estado grave. Segundo familiares, ela teve queimaduras de 3º grau, principalmente no rosto, e está em coma induzido.
Juliana Bolson, 17 anos, e Silvina Copello, 35, estão internadas no Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. As duas seguem na UTI, em estado estável. Conforme Evandro Bolson, marido de Silvina e pai de Juliana, ambas tiveram queimaduras de 2º grau, principalmente nas mãos e nos rostos.
As primas moravam com os avós maternos, em Paso de Los Libres, na fronteira da Argentina com o Brasil, e estavam passando férias escolares na propriedade rural em que morava a mãe de Lucía, na localidade de Loreto, próximo à localidade de Glória, interior de São Vicente. Elas foram sepultadas no final da tarde deste domingo, na cidade argentina.