Depois de muito vaivém, finalmente será oficializada a municipalização do aeroporto civil de Santa Maria. O terminal de passageiros, que funciona junto à Base Aérea de Santa Maria (Basm), passa a ser administrado pela prefeitura a partir desta quinta-feira. A cerimônia que oficializa a transferência está marcada para ocorrer às 11h, na Basm, com a presença confirmada do ministro-Chefe da Secretaria da Aviação Civil, Eliseu Padilha, e do comandante da Aeronáutica do tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato.
Administrado pela Base Aérea de Santa Maria há dois anos, a prefeitura buscava a municipalização. Com a oficialização, será possível que as decisões envolvendo o aeroporto sejam tomadas pelo município.
A partir disso, a prefeitura poderá buscar recursos para investimentos com o Governo Federal, como parte dos R$ 310 milhões anunciados neste ano que serão destinados a 15 aeroportos do Rio Grande do Sul. Controle de tráfego, bombeiros e regulação da pista continuam sob responsabilidade da Base Aérea de Santa Maria.