O número de mortes por meningite triplicou no Estado no primeiro semestre de 2015 em comparação com o mesmo período de 2014. Conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (SES), já são 10 mortes por meningite meningocócica neste ano - três do tipo B, três do tipo C e quatro sem identificação do meningococo - contra um total de três registradas no mesmo período ano passado.
Os dados, atualizados em 10 de julho, ainda mostram que o número de casos também subiu. Até o momento, foram 48 registrados em 2015, contra 35 do primeiro semestre do ano anterior.
Mortes por meningite provocam corrida nas clínicas privadas de vacinação
Reunião com secretário estadual da Saúde definirá ações de combate à meningite
Conforme o informativo, "observa-se tendência de aumento da circulação do meningococo C a partir de 2012" e "se o cenário de 2015 se mantiver como observado até agora, este ano poderá ultrapassar o número de casos dos dois últimos anos".
Marilina Bercini, diretora do Centro Vigilância em Saúde (CEVS), explica que, ao longo dos últimos anos, é possível observar uma oscilação no número de casos e de mortes por meningite no Estado, e que os registrados até o momento estão dentro da faixa normal de variação:
Informativo epidemiológico
Mortes por meningite triplicam em relação ao ano passado no RS
Apesar dos números entre janeiro e julho, especialistas afirmam que se tratam de surtos isolados da doença
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: