Uma operação conjunta entre o Pelotão de Operações Especiais (POE), da Seção de Inteligência do 5º Regimento de Polícia Montada (5º RPMon) da Brigada Militar de Santiago, da Seção de Inteligência da BM de Santa Maria e da Polícia Civil de Santiago conseguiu evitar que 33 cabeças de gado fossem furtadas na madrugada desta sexta-feira. Eles prenderam em flagrante o homem que estaria negociando os animais e também o comprador da carga, que é de Sapiranga. A prisão se deu em um posto de gasolina em São Vicente do Sul. O lote de gado que estava sendo comercializado seria furtado de uma propriedade do interior de Mata.
Segundo a polícia, Alfredo Fraga dos Santos pagaria R$ 42 mil por 33 cabeças de gado. No entanto, conforme o delegado da Polícia Civil de Santiago, João Carlos Brum Vaz, que investiga o caso, a nota fiscal apresentada pelo comprador era fria. A nota teria sido adquirida por R$ 1 mil por um fazendeiro de São Francisco de Assis. De acordo com o documento, os animais seriam encaminhados para um abatedouro de Araricá, município da região metropolitana de Porto Alegre.
Os animais estavam sendo vendidos por Antônio Pedro Vessozi Filho, que é de São Francisco de Assis. Porém, a carga estava em uma propriedade do interior de Mata, na localidade de São Rafael, mas a polícia descobriu que o lote dos animais seria furtado de um pecuarista daquela localidade. O suposto vendedor e o comprador foram presos em flagrante por tentativa de abigeato. Eles serão encaminhados ao Presídio Estadual de São Vicente do Sul.
O delegado João Carlos Brum Vaz fez o pedido de prisão preventiva dos dois presos em flagrante e de mais outras três pessoas envolvidas. Se indiciados, eles responderão pelos crimes de receptação dolosa, tentativa de furto qualificado e formação de quadrilha.
No campo onde o gado estava, até uma rampa havia sido construída pra carregar os animais. O dono do gado disse à polícia que só ficou sabendo que os animais seriam roubados na manhã desta sexta. A Polícia Civil acredita, ainda, que o vendedor possa estar envolvido em outros casos de abigeato no município.