Uma mulher fez-se explodir neste domingo no mercado central em Damaturu, capital do Estado de Yobe, no nordeste da Nigéria, deixando pelo menos 14 mortos e 47 feridos, informaram testemunhas e uma fonte hospitalar.
- Uma mulher fez-se explodir na entrada do mercado-, disse à AFP Garba Abdullahi, um comerciante.
Ataque suicida deixa 13 mortos e 24 feridos em mercado da Nigéria
- Nós retiramos 15 corpos de lá (...), incluindo o da terrorista suicida, identificada como uma mulher conhecida no bairro por seus problemas psicológicos-, acrescentou.
O balanço foi confirmado por uma enfermeira do hospital Sani Abacha de Damaturu, que estimou cerca de 47 feridos, a maioria em estado crítico. Damaturu já havia sido, na sexta-feira, cenário de um atentado suicida triplo realizado por meninas menores de idade que deixou 13 mortos.
Atentado suicida no Iraque deixa ao menos 40 mortos
Impasse no Senado dos EUA provoca suspensão de lei sobre espionagem
A terrorista suicida deste domingo "tinha cerca de 40 anos. As pessoas acreditam que ela tenha sido manipulada (...) que ela não sabia o que levava", afirmou Abdulahi. Os atentados suicidas perpetrados por mulheres, em geral muito jovens, se multiplicaram nos últimos meses na Nigéria.
Yobe é um dos três estados do nordeste da Nigéria mais afetados pelos ataques dos extremistas do Boko Haram. Mais de 15.000 pessoas morreram e 1,5 milhões de pessoas fugiram de suas casas desde 2009 como consequência da guerra que travada pelo Boko Haram e as forças nigerianas.
Mundo
Ataque suicida deixa quatorze mortos no nordeste da Nigéria
O local já havia sido cenário de um atentado suicida triplo na última sexta-feira por meninas menores de idade
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: