Os gaúchos terão de enfrentar mais alguns dias de calor para que o frio chegue com força ao Estado. O chamado "veranico de junho" deve se estender pelo menos até quinta-feira desta semana, com máximas variando entre 27°C e 30°C na maioria das regiões.
Conforme as previsões do Climatempo, a tendência é de tempo instável de segunda a quarta-feira. Há alerta para chuva forte e temporal principalmente na terça-feira no Sul e na Campanha. A chuva segue na quarta, podendo atingir Porto Alegre e Região Metropolitana. Faz sol apenas na metade Norte no início da semana. Depois, a instabilidade avança e cobre grande parte do Estado.
O tempo muda mesmo a partir de quinta-feira, quando a chuva deve cessar e dar lugar a uma forte massa de ar frio. As previsões indicam quedas acentuadas nas temperaturas tanto no Rio Grande do Sul quanto na serra catarinense. As mínimas devem ficar abaixo dos 10°C nas regiões mais frias do Estado e em torno de 15°C nas demais áreas. Há risco de geada fraca a moderada nas áreas da Campanha, Região Central e Serra.
- Depois do calor, finalmente teremos esta frente fria mais forte. Ela já se aproxima na noite de terça, provocando chuva forte. A temperatura começa a cair na quarta-feira, quando teremos as chamadas temperaturas invertidas, ou seja, a máxima sendo registrada durante a madrugada e caindo ao longo do dia. Normalmente acontece o contrário - explica a meteorologista da Climatempo, Bianca Lobo.
A massa de ar frio segue no estado por pelo menos uma semana, conforme as previsões meteorológicas. As chances de uma nova onda de calor começam a cair, já que a chegada do inverno se aproxima. A mudança de estação ocorre em duas semanas, no dia 21 de junho.
- A expectativa é que não faça mais calor. Na verdade, não vai dar tempo de esquentar de novo. Teremos agora esse primeiro pulso de ar frio e logo em seguida devemos ter outro, ainda mais forte, entre os dias 14 e 17 de junho - adianta a meteorologista.
*Zero Hora