O governador José Ivo Sartori (PMDB) admitiu que gostaria de ter visto outros projetos contemplados na nova etapa do plano de concessões federais, anunciada nesta terça-feira pela presidente Dilma Rousseff, mas ficou satisfeito com a fatia de investimentos para o Rio Grande do Sul, que prevê os leilões do aeroporto Salgado Filho e de quatro trechos de rodovias.
- Gostaríamos que fosse mais, mas, dentro do que tínhamos encaminhado, foi além do que esperávamos - disse o governador, após o lançamento do programa, nesta terça-feira, em Brasília.
Os grandes projetos no Estado incluídos no pacote somam, juntos, investimentos estimados de R$ 5,7 bilhões: R$ 2,5 bilhões do Salgado Filho e R$ 3,2 bilhões dos trechos de quatro rodovias federais reunidas no mesmo contrato (BRs 386, 116, 290 e 101).
Ainda há previsão do aporte de cerca de R$ 200 milhões em uma faixa adicional da Freeway, mais oito terminais portuários de uso privado, que estão em análise (123,43 milhões), e melhorias na malha ferroviária administrada pela ALL.
Sartori acompanhou o anúncio ao lado de outros governadores, que ocuparam a tribuna junto com ministros e a presidente Dilma Rousseff. O gaúcho destacou que a posição atual do seu governo é favorável ao repasse para iniciativa privada de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.
- Era uma questão que já estava sendo dialogada (com a União), mesmo que o Estado em outras ocasiões não tivesse se colocado com essa postura. Nós sempre defendemos a parceria público-privada, para nós é um alento e com certeza vamos continuar conversando.
Nos últimos meses o Piratini iniciou um diálogo com a União para incluir o Estado de forma mais robusta no programa de logística.
- Não tenho preconceito político ou ideológico, sou daqueles que já disse: não adianta fazer capitalismo com o usuário e socialismo com o investidor - afirmou Sartori.
O governador aprova o modelo dos contratos definidos pelo Planalto para as estradas. Vence o leilão - que, no caso do Estado, deverá ocorrer em 2016 - quem apresentar o menor valor de tarifa de pedágio. A concessão prevê a duplicação da BR-386 até Carazinho e da BR-116 entre Porto Alegre e Camaquã, além da conservação da Freeway (BR-290) e da BR-101 entre Osório e Torres.
Sartori mantém esperança de que outras rodovias gaúchas sejam privatizadas em outras etapas do plano de concessões, contudo não há previsão oficial de novo leilões além dos que foram anunciados nesta terça. No Piratini e no Planalto há quem defenda a concessão de lotes que incluam estradas federais e estaduais.
- Na próxima etapa (do plano federal) tenho certeza de que vamos ter situações novas para ajudar a recuperar e melhorar a infraestrutura do Rio Grande do Sul.
Veja os investimentos na nova etapa do Programa de Investimento em Logística (PIL) em todo o país:
Rodovias: R$ 66,1 bilhões
Ferrovias: R$ 86,4 bilhões
Portos: R$ 37,4 bilhões
Aeroportos: R$ 8,5 bilhões
Total: R$ 198,4 bilhões