A repercussão que a história de Iruan Ergui Wu gerou há cerca de dez anos, quando foi alvo de uma disputa judicial entre a família brasileira e taiwanesa, respingou em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, nesta sexta-feira.
A Escola Luterana Comunitária Santa Cruz, que foi fundada pela agora mãe adotiva de Iruan, inaugurou nesta manhã um centro de ensino de tecnologia. A sala climatizada, com 25 computadores, saiu por US$ 40 mil e foi custeada pelo Rotary Club de Canoas, em parceria com o Rotary Club de Taipei Southgate, do país asiático.
Após 10 anos, Iruan viaja para reencontrar família em Taiwan
Iruan vira fenômeno de popularidade nas ruas de Taiwan
Na última segunda-feira, a Escola Luterana Comunitária Dr. Martinho Lutero, onde Iruan estudou quando criança, já havia recebido um centro digital como o inaugurado hoje. Nesta instituição, os equipamentos foram totalmente financiados pelo Rotary de Tawain. Nos dois casos, trata-se de uma homenagem à trajetória do menino que teve a vida dividida em dois países.
- O Rotary de Tawain está ajudando a família, acompanhando a vida do Iruan. Com esse espaço que nos entregaram hoje, estão mostrando às crianças da escola que existe solidariedade e que elas podem acreditar num mundo melhor - afirma a diretora da escola Santa Cruz, Larissa Sperb.
O presidente do Rotary Taipei Southgate, Chiang-Chen Tsai, cumprimentou o trabalho conjunto entre os clubes dos dois países:
- A possibilidade de contribuir para o ensino de crianças necessitadas em um lugar tão distante é motivo de orgulho e satisfação para toda a comunidade rotária de Taipei e do Taiwan - disse Tsai.
Disputa envolveu dois países
Os detalhes da batalha judicial pelo menino entre familiares brasileiros e taiwaneses:
- Iruan é filho de uma brasileira, Marisa Ergui Tavares, com um marinheiro taiwanês, Teng Shu Wu. Marisa morre quando o filho tem apenas três anos.
- Iruan passa a ser criado em Canoas pela avó materna, Rosa Leocádia Ergui. Em março de 2001, o pai o leva para visitar os parentes taiwaneses, mas morre de causas naturais poucos dias depois, em Taiwan.
- O tio taiwanês, Huo Yen Wu, entende que o menino, então com cinco anos, deveria ficar em Taiwan. Tem início uma dura batalha judicial da família em Taiwan com a brasileira.
- O caso ganha repercussão nacional e, posteriormente, internacional. São realizados mobilizações, protestos e até propostas de boicote a produtos de Taiwan. Os governos de Brasil e Taiwan chegam a se manifestar oficialmente sobre o caso.
- Em 2002, sai uma primeira decisão da Justiça taiwanesa em favor da família brasileira. Porém, recursos retardam o julgamento final até novembro de 2003.
- Em fevereiro de 2004, para cumprir a decisão judicial taiwanesa, a polícia retira Iruan à força da casa dos tios. No dia 12, ele desembarca no Brasil.
- Depois de seu retorno, como a avó enfrentava problemas de saúde, Iruan acaba adotado pela diretora de sua antiga pré-escola, Etna Borkert. A avó materna de Iruan morre no segundo semestre de 2013.
* Zero Hora