Conhecido por canções clássicas do regionalismo gaúcho, como Canto Livre, composta em parceria com Fernando Cardoso e Jair Kobe, e Desgarrados, com Mário Barbará, Sergio Napp, falecido na noite de quinta-feira, começou a se dedicar à poesia e à composição musical na década de 1960. São dele, por exemplo, as canções Meus Olhos, gravada por Elis Regina, Pequeno Sol, por Hebe Camargo, e Tempo de Partir, por Clara Nunes e Walter Matesco.
Na playlist abaixo, ouça essas e outras músicas do artista:
Desgarrados
A música Desgarrados faturou a Calhandra de Ouro na Califórnia da Canção Nativa, em 1981, e foi regravada dezenas de vezes, inclusive na Alemanha. Foi a estreia de Napp na seara nativista.
Em entrevista a ZH em 2013, o compositor lembrou que a temática urbana da letra chegou a dividir o júri do concurso:
"Eles se encontram no cais do porto pelas calçadas/ Fazem biscates pelos mercados, pelas esquinas/ Carregam lixo, vendem revistas, juntam baganas/ E são pingentes das avenidas da capital".
- Sou das Missões, mas nunca tive vivência campeira. Pensei no tema do êxodo rural, mas, como já havia sido tratado no festival, quis fazer algo diferente. Fui a um show do Musical Saracura com participação do Barbará. Gostei da voz dele e fui procurá-lo. Entreguei a ele três letras, entre elas, Desgarrados.
Napp contou, também, que a canção quase não participou da Califórnia porque Barbará, à época, queria se desvincular do cenário nativista:
- Mas, uma semana antes do fim das inscrições, perguntou qual canção eu queria inscrever. Deu no que deu.
Personalidades da cultura falam sobre a perda de Sergio Napp
Morre o escritor e letrista Sergio Napp, aos 75 anos
Leia texto inédito de Sergio Napp: "Vida e morte"
Sergio Napp: Paixão Côrtes
Sergio Napp: "Guri de cidade (1)"
Leia as últimas notícias do dia