Napoleão Bernardes (PSDB) é um dos políticos mais jovens de Santa Catarina a serem eleitos para o comando de uma cidade e aprendeu, desde muito cedo, que para governar era preciso muito mais que vontade de mudar o mundo. Quando literalmente bateu à porta do PSDB de Blumenau aos 15 anos pedindo para se filiar, surpreendeu o partido e o então presidente, Dalírio Beber:
- Quando, em 1999, eu disse que queria me candidatar a vereador aos 17 anos algumas pessoas do partido me questionaram, mas eu disse que tinha estudado e sabia que precisaria ter 18 anos apenas na posse, o que eu teria. Ele acreditou em mim, me acolheu e me deu a oportunidade.
Revela que, em 2010, concorreu ao cargo de deputado federal para oportunizar a participação do mentor como suplente de Luiz Henrique da Silveira, e que o resultado da eleição trouxe confiança para se lançar a prefeito:
- Queria segurança de ter um candidato da região para disputar o cargo e me dispus. Eu estou umbilicalmente ligado ao Dalírio e ao PSDB.
Em 1996 Dalírio liderava as pesquisas, mas perdeu a eleição
As pesquisas de intenção de voto apontavam Dalírio Beber (PSDB) como o novo prefeito de Blumenau nas eleições de 1996. Focado na campanha corpo a corpo e mantendo a mesma linha nos horários políticos de rádio e televisão, a campanha de Beber tinha como eixos a geração de emprego.
Confiante, Beber chegou a falar durante o segundo debate promovido pelo Jornal de Santa Catarina que o trabalho da coligação Viva Blumenau (PSDB, PMDB, PL) lhe dava segurança e que ele chegaria em primeiro lugar em 3 de outubro. Um dia antes da votação, o candidato contava vantagem sobre os adversários Décio Lima (PT) e Wilson Wan-Dall (PPB).
A diferença era de 10 mil a 20 mil votos. Mas a realidade não refletiu as pesquisas e o tucano foi o candidato que menos recebeu votos. Ao todo, 14,5 mil blumenauense votaram no representante do PSDB. Décio Lima levou a melhor e venceu as eleições de 1996 com quase 69 mil votos.
Beber voltou a concorrer em 1998, quando se candidatou a deputado estadual. Foi eleito como suplente, angariando pouco menos de 10 mil votos.