O aviso de que o trânsito na Avenida Medianeira, em Santa Maria, vai passar por mudanças que interferem diretamente na mobilidade dos condutores gerou inúmeros comentários de leitores na página do "Diário" no Facebook. Até o fim da tarde desta quinta-feira, havia mais de 500 curtidas e 85 compartilhamentos.
Favoráveis ou contrários à decisão da Secretaria de Controle e Mobilidade Urbana, os motoristas expressaram suas opiniões na postagem que informava a respeito das mudanças que devem ser implementadas até o final desta semana.
A maioria dos comentários registrados pelos leitores era contra a medida, que passa a valer a partir desta sexta-feira. Alguns leitores ainda relataram que uma das alternativas propostas para fazer o retorno, na Rua Serafim Valandro, seria proibida, e questionaram se, devido a isso, o secretário Miguel Passini também pretendia realizar mudanças na sinalização.
"Renan Luzardo - Ué, não era proibido fazer o retorno na esquina da Medianeira com a Serafim Valandro?"
Conforme Passini, o retorno neste trecho não é proibido desde que a secretaria retirou a ciclofaixa do local. O secretario avalia que as mudanças são importantes para que o fluxo fique livre e para diminuir o tranca-tranca de veículos na Medianeira em horários de pico.
- O retorno, no local, vai ficar ainda mais rápido, pois o trânsito vai fluir melhor. Nós fizemos testes e vimos que o tempo que as pessoas ficavam esperando para realizar o retorno era muito grande. Agora, vai melhorar - ressalta o secretário.
Outros três locais receberão redutores de velocidade: nos cruzamentos da Rua Caldas Junior com as ruas Ernesto Beck e Aristides Lobo, e na Rua Eugênio Mussói perto do Residencial do PAR. Nos locais, serão colocados tachões para estreitamento da pista, o que permitirá a passagem de apenas um carro por vez em cada direção do tráfego.
As alternativas
Os motoristas que subiam a Avenida Medianeira, sentido bairro-Centro, e utilizavam o retorno em frente à Basílica para voltar ao sentido Centro-bairro, terão algumas opções:
Rota 1: Dobrar à direita na Rua Heitor Campos, entrar à esquerda na Rua Doutor Teodorico e de novo à esquerda na Rua Duque de Caxias para acessar a Medianeira
Rota 2: Ir até a Rua Marquês do Herval, entrar à direita na Rua Pedro 2° e, de novo à direita, na Rua Duque de Caxias para voltar à Avenida Medianeira
Rota 3: Seguir até a sinaleira com a Rua Serafim Valandro e fazer o retorno
Veja os comentários na rede social:
Posted by Diário de Santa Maria on Quarta, 20 de maio de 2015
Retorno em frente à Basílica sofrerá bloqueio e outros três locais terão instalação de redutores de velocidade