Governo do Acre deve enviar oito ônibus com refugiados haitianos e senegaleses para Porto Alegre
Ministério da Justiça suspende transporte de haitianos para São Paulo
Governo vai pedir ajuda para evitar tráfico de haitianos por "coiotes" Sem avisar, Acre envia quatro ônibus com haitianos ao RS
Os dois ônibus com haitianos que partiram nesta quinta-feira do Acre em direção à Região Sul vão seguir viagem apenas até Santa Catarina. Conforme o governo acreano, devido à greve dos municipários em Porto Alegre, foi firmado um acordo com a prefeitura da capital gaúcha e o governo do Estado para que os refugiados não sejam encaminhados ao Rio Grande do Sul neste momento. As informações são da Rádio Gaúcha.
Os haitianos que tinham como destino final Porto Alegre permanecerão no Norte do país até segunda-feira. Depois, a viagem terá parada em Porto Velho, Cuaibá, Campo Grande, Curitiba e Florianópolis.
O Secretário Municipal de Direitos Humanos Luciano Marcantônio conta que pediu ao governo do Acre que as viagens tenham início na segunda-feira para dar tempo de a prefeitura se preparar. Conforme ele, com a greve, os serviços ficam prejudicados.
- Foi a primeira vez que o governo do Acre nos contatou. Eu pedi para que eles viessem na segunda-feira, para chegar aqui na quarta. Assim, a gente vai estar mais preparado para recebê-los. O município quer recebê-los, mas precisa ter uma estrutura adequada. Em meio à greve, os serviços ficam prejudicados - conta.
Conforme a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, o Estado também entrou em contato com o Ministério da Justiça para adiar o envio dos haitianos até que um plano para acolher os refugiados seja feito.
O Acre suspendeu o transporte de refugiados haitianos apenas para São Paulo, depois de um acordo entre a prefeitura da capital paulista, a União e o governo acreano. O envio fica suspenso até que haja um plano de acolhimento em São Paulo.
O Ministério da Justiça firmou convênio de R$ 1 milhão com o Acre neste ano para garantir a distribuição de haitianos pelo país.