A Justiça de Restinga Seca, a pedido do Ministério Público, decretou a prisão preventiva do ex-servidor da prefeitura, Sérgio Kurt Martin, por ter lesado em cerca de R$ 19 mil os cofres públicos, referentes a pagamentos de taxas e tributos municipais, como IPTU e alvaráa. Os fatos teriam ocorrido em junho de 2006 e em setembro de 2011.
O mandado de prisão preventiva foi expedido no último dia 15 de maio. Segundo a assessoria de imprensa do MP, a preventiva não foi cumprida ainda porque o ex-servidor mudou-se para o Mato Grosso e o endereço atual é desconhecido.
Sérgio Martin, que era supervisor de contabilidade da prefeitura, teria cometido pelo menos 30 casos de peculato, que é o crime cometido por um funcionário público contra a administração pública.
Segundo o ex-prefeito do município Tarcizo Bolzan (PMDB), o ex-servidor, que era Cargo de Confiança, foi demitido em 2011, após ter sido identificado o desvio. Um contribuinte foi retirar a negativa de débito e viu que não constava como pago.
- Ele tinha problemas pessoais na época e acabou confessando para a gente que tinha feita. A gente denunciou o caso. Ele é uma pessoa simples e nem tinha como se defender.