O Samae tenta descobrir a origem do forte odor que exala da água que jorra das torneiras de bairros da zona norte de Caxias do Sul. O mau cheiro foi percebido por moradores desde a noite de domingo, pouco depois de a autarquia concluir uma manutenção e retomar o abastecimento do Sistema Maestra. Diante da incerteza sobre o que provocou o problema, o diretor-presidente do Samae, Edio Elói Frizzo, é enfático:
- Não recomendamos que o cidadão beba a água onde se percebe o mau cheiro. É preciso ter cautela até resolver a situação.
Conforme o Samae, o forte odor provavelmente foi causado pela mistura de água tratada com água parada em uma adutora. É apenas uma hipótese, mas Frizzo descarta possível infiltração de esgoto nas tubulações.
O transtorno foi constatado em moradias e empresas dos bairros São José, Pio X e Reolon. Há reclamações de moradores das ruas Evaristo de Antoni, Caetano Belincanta e arredores, segundo Frizzo. Contudo, a reportagem também recebeu relatos dos bairros Colina Sorriso e Santa Catarina.
- A água voltou em casa ontem à noite (domingo). Fui tomar banho e sai do chuveiro cheirando a esgoto, parecia uma fossa - conta Sílvio dos Santos Boeira, morador da Rua Assis Bonoso Fagundes, no Colina Sorriso.
A manutenção que pode ter desencadeado o odor ruim ocorreu no domingo. Durante 10 horas, a distribuição foi interrompida pelo Sistema Maestra para reparos hidráulicos e elétricos. O Samae substituiu um transformador e um disjuntor geral da Estação de Bombeamento de Água Bruta (EBAB) e reformou a subestação de energia.
Na parte hidráulica, as equipes ampliaram a rede adutora de água tratada em fibrocimento e concluíram a interligação na nova rede adutora de ferro fundido, ambas no bairro São José.
- O que suspeitamos: no final do ano passado foi colocada uma adutora na Rua Moreira César para ampliar a distribuição do Maestra. Essa adutora estava inoperante até então, e pode ter acumulado água da água da chuva e barro. Como o sistema foi ligado no domingo, a água tratada pode ter se misturado a esse líquido deteriorado, o que provoca mau cheiro.
O presidente do Samae ressalta que análise da água não apontou contaminação. Para limpar as tubulações, técnicos realizam uma manobra de descarga. Registros de água do Maestra são abertos para eliminar o conteúdo "sujo" dos canos. Isso significa que milhares de litros serão jogados fora. A expectativa é solucionar o problema até o final desta segunda-feira.
Bairros atendidos pelo Sistema Maestra:
Santa Fé, Centenário, Belo Horizonte, Vila Ipê, Canyon, Pioneiro, Fátima, São José, Pio X, Santa Catarina, Cinquentenário; Marechal Floriano, Reolon, Colina Sorriso, S. Lúcia, Jardim Itália, Vale Verde, Matioda, Nossa Senhora da Saúde, Parque dos Vinhedos, Altos do Seminário, Parque Oásis, Milenium, Jardim Embaixador.
Alerta
Samae não recomenda consumo de água com mau cheiro em Caxias do Sul
Odor forte foi percebido por moradores dos bairros São José, Pio X e arredores
Adriano Duarte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project