A rede municipal de ensino de Caxias do Sul tem falta de 73 professores. A contagem inclui vagas a serem preenchidas por aprovados em concursos do município e também as abertas por profissionais em licença temporária.
De acordo com o ofício circular divulgado no Portal da Educação, faltam 40 professores nas turmas até o 5º ano, onde há apenas um professor. Do 5º ano em diante, são outros 33 professores de áreas específicas que ainda estão pendentes. Para não prejudicar os alunos, profissionais que já estão nos quadros do município assumiram as turmas sem professores. As aulas estão sendo dadas em regime de ampliação de jornada, quando o professor se compromete assumir novas turmas temporariamente e recebe um adicional.
Outra solução é deslocar para as salas de aula educadores contratados para apoio pedagógico, que atuam no auxílio a alunos com dificuldade. De acordo com a diretora administrativa da Secretaria Municipal de Educação, Elaine Bortolini, é comum o município registrar mais vagas no início do ano. Em 2015, porém, o aumento no número de aposentadorias e de vagas abertas foi maior do que nos anos anteriores.
- A gente vem vindo em um crescente desde 2013, quando a média das aposentadorias por mês era dez. Em 2014, aumentou para 15 por mês. Neste primeiros meses de 2015, nós tivemos de 20 a 22 aposentadorias por mês. É o aumento das aposentadorias que gera essa demanda, porque o professor que se aposentou, por exemplo, no dia 2 de março, só agora está chegando o substituto na escola. E depois que a aposentadoria ocorre, só depois que a vaga vira real nós podemos pedir a nomeação e tem todo o trâmite legal que é demorado - explica.
Hoje, o município nomeia 35 novos professores, o que já se reflete no menor número de vagas abertas na lista divulgada nesta quarta-feira pela secretaria. As vagas até 5º ano, por exemplo, caíram pela metade. As novas contratações, no entanto, só valem para vagas definitivas e o prazo para que os nomeados se apresentem é de 30 dias. Depois, há mais 15 dias para exames e outros procedimentos de contratação.
O tempo entre a aposentadoria de um profissional e contratação de outro leva, pelo menos, 60 dias. Segundo Elaine, a expectativa é de que em maio o número de vagas já esteja em patamares normais para o município.
Educação
Rede municipal de ensino de Caxias do Sul tem falta de 73 professores
Neste ano, o aumento de aposentadorias e de vagas abertas foi maior do que nos anos anteriores
André Fiedler
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project