Estimular o reaproveitamento de materiais de forma criativa, sustentável e útil é a proposta de um grupo de jovens publicitários de Caxias do Sul. Os colegas, preocupados com o impacto da produção de embalagens e de impressões, desenvolvem trabalho de conscientização há tempos, mas o alcance era restrito aos clientes da agência onde trabalham. No ano passado, resolveram ampliar o projeto para atingir toda a comunidade e criaram, assim, o Tree Massa.
O projeto compartilha nas redes sociais boas iniciativas e propõe ações para preservação da natureza. Uma delas foi a criação de um puxa-saco de garrafa pet. Algumas unidades foram colocadas em pontos do Parque dos Macaquinhos, em Caxias, ainda em outubro de 2014. Na semana passada, a área de lazer voltou a receber o material. A intenção é que os frequentadores do parque usem a sacola para recolher seu lixo.
Para o segundo semestre, o plano é realizar oficinas em escolas públicas. Um dos idealizadores do Tree Massa, Ricardo Brisotto, explica que a ideia é discutir com as crianças e adolescentes soluções pessoais e coletivas para problemas relacionados ao meio ambiente.
- No segundo semestre, a gente pretende visitar algumas escolas, e através de algumas oficinas com os alunos refletissem sobre os problemas que existem ao redor da escola, como a falta de lixeiras pou toco de cigarro, nesse sentido de união de ideias, e conflito de ideias, pudesse amadurecer soluções para aquele problema e criar soluções a partir do material que eles tiverem, desde um teclado, um mouse ou garrafa pet - diz o publicitário.
Para saber mais, acesse a página do projeto no Facebook.
Rota da Boa Ideia
Projeto Tree Massa, de Caxias, divulga ações para preservar a natureza
GZH faz parte do The Trust Project