O Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) já tem seu campeão definido: o time INTZ, vencedor da disputa entre dois gigantes dos games digitais na tarde deste sábado, em Florianópolis. A equipe recebeu R$ 60 mil e representará o Brasil na Turquia, no International Wild Card Invitational - torneio que, por sua vez, vale uma vaguinha para o campeonato mundial de League of Legends.
Um telão exibia a melhor de cinco disputas que dariam o prêmio a uma das duas equipes. O INTZ enfrentou o Keyd Stars e venceu por três partidas a zero.
Cada equipe é composta por cinco jogadores titulares, o gamer reserva e seu técnico. Mais de 2,3 mil pessoas assistiram à final realizada no CentroSul, e a partida também foi transmitida em 10 cinemas pelo país.
Leia mais:
:: Do telejogo ao smartphone: gerações unidas por 50 anos de games
:: Google Maps transforma ruas em fases do Pac Man
:: Cinco jogos que não podem faltar no seu tablet ou smartphone
Além do jogo, um desfile de fantasias também trouxe visitantes ao evento na Capital. Os cosplay - aficionados pela interpretação de personagens de desenhos animados japoneses, filmes, jogos de videogame e outros - foram exatamente o motivo pelo qual Ana Ritter, de apenas 12 anos, lutou por um dos 3 mil ingressos colocados à venda pela organização. O pai da menina, embora "arrastado" pela filha ao evento, se admirou com o campeonato:
- Estou impressionado com a estrutura e que um evento dessa temática consiga trazer tantas pessoas. Especialmente em Florianópolis - comenta Gustavo Ritter.
O jogo faz parte do gênero do momento, chamado de MOBA (Multiplayer Online Battle Arena - algo como "arena de combate online para vários jogadores"). É uma mistura de elementos de estratégia com jogos de RPG.
Florianópolis volta a ter eventos na área
De 2008 a 2009, o município teve um evento na área de jogos eletrônicos, o Gameway. Desde então, estava "órfã", apesar de a cidade ter empresas desenvolvedoras de games, como a Hoplon e a Vesta.
Além da disputa deste sábado, o CentroSul deve voltar a receber no ano que vem uma etapa do League of Legends, desta vez do campeonato mundial. Em junho, está prevista outra iniciativa no setor, a GamerCom, evento focado em jogos online e que deve abrir oportunidade para desenvolvedores catarinenses mostrarem seus produtos.
Foto: Guto Kuerten/ Agência RBS
* Com informações de Cláudio Santos, do Diário Catarinense.