Você não quer legalizar o porte de armas de fogo no Brasil. Isso não é um mantra de hipnose, é uma constatação. As pessoas fazem todo o tipo de bobagem: elas dirigem bêbadas, furam a mão espetando a carne do churrasco, tentam acender cigarros em postos de gasolina. As pessoas são burras às vezes, todos somos. E, quando estamos sob pressão, essa burrice aumenta consideravelmente. Quem nunca fez uma bobagem por estar nervoso ou em uma situação de perigo?
Um dia só na vida eu presenciei um assalto. Foi horrível. Dentro do estacionamento da universidade, uns 10 anos atrás, uma mulher e um homem discutiam muito alto enquanto eu e um amigo passávamos ao lado deles. Quando chegamos uns três metros adiante, onde estava o carro do meu pai esperando, ouvi três estouros muito fortes e me virei. Foram uns 15 segundos entre os tiros, meu pai levantar de dentro do carro e começar a gritar "não faz isso com ela", eu ver que logo ao lado dele estavam outros três homens armados e conseguir puxá-lo de volta para dentro do nosso carro. Depois da fuga dos assaltantes, recolhemos a vítima do chão e a levamos para a emergência do hospital do outro lado da rua, onde ela se recuperou com sucesso de um tiro de raspão na cabeça e um em cheio na perna. Já o trauma, duvido que tenha sido superado. Para mim, pelo menos, não foi.
FêCris Vasconcellos: como NÃO chegar em uma mulher
A visão feminina sobre a noite de Porto Alegre tomada por estrangeiros
Então imagine toda essa cena se o meu pai tivesse uma arma. Sem perceber que havia outros três homens armados na cena, caso ele tentasse resgatar a vítima do assalto, o que teria acontecido com ele? Ou comigo? E esse é apenas um exemplo.
Eu não consigo imaginar como ter uma arma em casa pode ser uma boa ideia. Eu não consigo entender como alguém pode pensar que é mais fácil transformar a sociedade toda em um sem-fim de justiceiros do que olhar com seriedade para o problema da segurança pública. Não consigo entender como passar para o cidadão uma responsabilidade que é do governo pode ser um avanço. Para mim, não faz o menor sentido combater crimes com mais armas na rua. Você mal quer passar pelas aulas para tirar carteira de motorista, quanto mais para ter porte de armas. E você não quer na rua gente sem treinamento algum pra usar revólver carregando um no bolso. E, principalmente, você não quer ser obrigado a ter que usar uma arma. Confesse: a verdade é que você quer mesmo é que não exista arma.
Opinião
FêCris Vasconcellos: "Você não quer ter que usar uma arma"
Editora de Entretenimento e Vida & Estilo de ZH Digital escreve na seção de artigos
FêCris Vasconcellos
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project