O futuro é sustentável. Aliás, é possível dizer que somente existe futuro se houver preocupação com sustentabilidade agora. Por isso, a Randoncorp coloca em prática seu DNA inovador para encontrar soluções que ajudem a indústria a se desenvolver e, ao mesmo tempo, proporcionem ganhos na otimização logística, segurança para operações em ambientes controlados e que sejam ambientalmente sustentáveis.
Ao longo de 75 anos, a companhia tem liderado a criação de soluções que moldam o futuro da mobilidade. Entre essas inovações, destacam-se a nanotecnologia para aprimorar o desempenho de componentes, a eletrificação como pilar da sustentabilidade, a direção autônoma, a telemática e o desenvolvimento de materiais inteligentes. Todas essas iniciativas têm como propósito reduzir as emissões de gases nocivos ao meio ambiente, sem perder de vista a eficiência no transporte e a geração de valor para clientes e parceiros.
Atenta às transformações no setor da mobilidade e aos desafios trazidos por essas mudanças, a Randoncorp apoiou a criação do Instituto Hercílio Randon (IHR), uma Instituição Científica e Tecnológica (ICT) privada que atua como um pilar estratégico para o desenvolvimento de soluções avançadas de produto. O IHR reúne cerca de 300 pesquisadores altamente capacitados, dedicados a antecipar tendências e a transpor as mais avançadas tecnologias para o futuro da mobilidade, sempre com o suporte estratégico da companhia.
O Instituto Hercílio Randon atua em três verticais do conhecimento: Mobilidade, Sistemas Embarcada e Materiais Inteligentes. Com uma abordagem focada em inovação disruptiva, o instituto lidera projetos que respondem aos mais sofisticados desafios do setor, como soluções de eletrificação e o desenvolvimento de materiais cada vez mais leves e resistentes. Em 2023, os investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) alcançaram R$ 193 milhões, resultando no registro de 66 patentes no Brasil e 60 de alcance internacional, consolidando a Randoncorp como referência global.
– A Randoncorp desempenha um papel estratégico como player global em soluções de mobilidade. Nesse contexto, o Instituto Hercílio Randon se dedica ao desenvolvimento de inovações disruptivas e contínuas, criando soluções que atendem aos novos desafios do mercado e às crescentes demandas dos consumidores e do planeta – ressalta Joel Boaretto, diretor do IHR.
Nesse contexto, a companhia vê a transição energética como essencial para o futuro sustentável da mobilidade, permitindo a coexistência de múltiplos sistemas de propulsão que formem uma matriz diversificada. Comprometida em liderar essa transformação, a Randoncorp desenvolve soluções inovadoras como o sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys, da Suspensys, uma das suas unidades da vertical Autopeças. Com tecnologia proprietária, o e-Sys combina um algoritmo inteligente a uma base de sensoriamento integrada a uma central de comando embarcada, que avalia continuamente as condições de operação.
Essa tecnologia de ponta permite recuperar energia em declives e utilizá-la estrategicamente em momentos que demandam maior tração, como subidas e ultrapassagens, garantindo a máxima eficiência operacional e potencializando a rentabilidade do transportador.
Dependendo da aplicação, condição de carregamento e da estrada – com melhores resultados em trajetos que desafiam a eficiência energética –, a economia de combustível pode chegar a 25%. Esse desempenho contribui para redução do Total Cost Ownership (TCO) ao minimizar o desgaste dos componentes, diminuir a geração de resíduos e reduzir a emissão de gases ao meio ambiente.
– Enxergamos a inovação como um alicerce estratégico que transcende o desenvolvimento de produtos e serviços. Nossa jornada é guiada pela valorização do maior ativo da organização – as pessoas –, pelo avanço da sociedade e pela sustentabilidade do negócio.– destaca o CTIO, Chief Technology Innovation Officer da Randoncorp, César Augusto Ferreira.
AT4T - Autonomous Technology For Transportation
Entre os anúncios mais recentes, destaca-se uma avançada tecnologia para movimentação em ambientes controlados. Batizada de AT4T – Autonomous Technology For Transportation –, a solução-conceito desenvolvida de forma exclusiva pela companhia é baseada em hardwares de alto desempenho, sistema de percepção, de tomada de decisão e de controle, que, integrados a um algoritmo patenteado, permitem a operação autônoma e precisa de veículos em ambientes controlados, como pátios logísticos, portos, aeroportos, fazendas e mineradoras. Funcionalidades otimizadas tornam o algoritmo apto a realizar manobras altamente complexas, incluindo a manobra reversa de veículos articulados e estacionamento em qualquer tipo de ambiente, sem a necessidade de intervenção humana.
Diversificação
A NIONE, empresa da vertical de Tecnologia Avançada da Randoncorp, revolucionou o mercado ao desenvolver um método exclusivo para a produção em larga escala de nanopartículas de nióbio, sem precedentes no cenário global. Essa tecnologia eleva as propriedades de materiais convencionais, aprimorando sua durabilidade e resistência mecânica, enquanto mantém um compromisso inegociável com práticas ambientalmente sustentáveis. As aplicações dessa inovação continuam a se expandir, e novas soluções tecnológicas serão reveladas em breve, reforçando o protagonismo da NIONE no avanço da nanotecnologia em prol da mobilidade.
Na Vertical de Controle do Movimento, a Frasle Mobility se destaca com a criação da Composs, uma empresa de base tecnológica que redefine padrões no setor automotivo ao aliar leveza, eficiência e sustentabilidade. As peças fabricadas com materiais compósitos estruturais são até 60% mais leves, o que contribui diretamente para a redução do consumo de combustível e, consequentemente, para a redução das emissões de gases poluentes. Além disso, sua resistência à corrosão aumenta a durabilidade dos componentes e minimiza a necessidade de manutenção, reforçando o compromisso com soluções de longo prazo que impactam positivamente o desempenho dos veículos e o meio ambiente. Com essa abordagem, a Frasle Mobility consolida seu papel como protagonista no desenvolvimento de tecnologias que antecipam as demandas do futuro, ao mesmo tempo em que entregam alta performance e sustentabilidade no presente.
Na vertical Montadora, o Randon Solar é um produto inovador e exclusivo na América Latina, que integra diversas tecnologias sustentáveis para revolucionar o transporte de cargas refrigeradas. Equipado com painéis solares flexíveis de alta eficiência, ultrafinos e resistentes a variações climáticas, instalados tanto na parte superior dos semirreboques quanto nas laterais, o sistema converte a energia solar em eletricidade para alimentar o aparelho de refrigeração híbrido, reduzindo significativamente o consumo de diesel.
A integração entre as nossas tecnologias resulta em uma solução completa que alia sustentabilidade, eficiência energética e inovação, contribuindo para a redução de emissões de gases poluentes e promovendo operações mais econômicas e ambientalmente responsáveis no setor de transporte de cargas.