Anunciada no final de 2014, a proposta de aumentar de 80km/h para 100km/h o limite de velocidade em parte das rodovias federais gaúchas deve sair do papel este ano. O Dnit está concluindo os projetos de alteração na sinalização das placas e faixas na pista, pois, com a troca da velocidade, haverá mudanças nos pontos de ultrapassagem, por exemplo. Já que a velocidade aumentará, é preciso ainda pôr placas maiores para garantir a boa visualização aos motoristas.
Apesar de o limite passar para 100km/h, os projetos também terão de prever instalação de placas de 80km/h ou menos nas curvas mais fechadas, para garantir a segurança. E será mantida a velocidade de 60km/h nos perímetros urbanos das cidades e nas serras, como entre Santa Maria e Itaara.
Em maio, os primeiros projetos devem ser aprovados pelo Dnit, em Brasília, permitindo o início das obras de sinalização nos próximos meses. Só após concluir essas mudanças é que será possível subir o limite para 100km/h. A expectativa do Dnit é que, até o final do ano, parte das rodovias federais da região já tenha essa alteração.
Aqui na região de Santa Maria, o limite de velocidade deve subir para 100km/h na BR-158, do norte do Estado até Livramento (inclui os trechos de Cruz Alta a Santa Maria, a Faixa de Rosário, e de Rosário a Livramento), na BR-287, de Santa Maria a São Borja, e em toda a BR-290.