Representantes da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) defendem que o aeroporto de Vila Oliva saia do programa de incentivo à aviação regional do governo federal e seja totalmente concedido à iniciativa privada. A mudança permitiria focar o projeto no transporte internacional de cargas e passageiros, o que não é previsto no programa federal.
A proposta foi apresentada nesta quinta-feira pela CIC ao secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen. Conforme o diretor de infraestrutura da CIC, Nelson Sbabo, ao ouvir a proposta de concessão do terminal, Westphalen se mostrou bastante favorável à ideia.
A implantação do novo terminal da Serra era desenvolvida pelo governo do Estado, mas passou para a Secretaria Nacional de Aviação Civil após o lançamento do programa federal, em 2012. A partir disso, titular da pasta Eliseu Padilha, passou a declarar que o terminal não teria transporte de cargas, já que isso não é previsto no programa.
Conforme Sbabo, porém, cinco fundos internacionais de investimento, além de investidores nacionais, identificaram a demanda da região e propuseram construir e operar o novo terminal nos moldes desejados pela Serra.
- São grupos que têm interesse na demanda visto os levantamentos que eles mesmo têm que comprovam a necessidade do Estado ter um aparelho deste porte - revela Sbabo.
De acordo com Sbabo, os investidores se propõem, inclusive, a ampliar a área prevista para o aeroporto. A proposta também foi apresentada no mês passado para Eliseu Padilha, que, a partir disso, passou a acenar com a possibilidade de concessão.
Na reunião da tarde desta quinta-feira com o secretário estadual, os representantes da CIC também apresentaram o relatório que aponta a produção de produtos na Serra. O levantamento da CIC mostra que Caxias do Sul movimenta três milhões de toneladas/ano de produtos, desde 2010. Deste total, 30% poderiam ser transportados via aérea, mas não é feito por dificuldades de logística.
Vila Oliva
CIC de Caxias defende a construção de aeroporto pela iniciativa privada
A mudança permitiria focar o projeto no transporte internacional de cargas e passageiros
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