Você já pensou em encontrar apenas boas notícias onde você mora? No Guajuviras, em Canoas, um projeto estimula jovens a planejar, produzir e editar conteúdos em vídeo, fotos, áudio e textos sobre o bairro.
Toda a produção é embalada por uma única regra: ali, só entram boas notícias. Taxado por figurar apenas nas páginas policiais da imprensa tradicional, o Guaju comemora seu aniversário no mesmo dia que o Diário Gaúcho, colecionando boas novas ao longo de 28 anos de história.
Não por acaso batizado de Agência de Boas Notícias, o projeto de formação de jovens está dentro das ações promovidas pelo Território da Paz, incluídas no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Desde 2009, já formou 340 jovens entre 14 e 24 anos. As aulas são coordenadas por professores da Unisinos.
Além de aumentar a visibilidade positiva do bairro, a jornalista coordenadora, Andrea de Freitas, explica que o foco do projeto inclui ainda a diminuição da violência e a valorização dos jovens.
Willian Martins se encontrou na agência. Entrou com 11 anos, hoje está com 17 e não tem planos de sair. Aliás, ele veio para ficar.
- Nós já estávamos cansados de más notícias, e provamos que é possível ter coisas boas. Acho isso aqui sensacional - diz ele que, de tão fascinado, está no primeiro semestre de Jornalismo na Unisinos.
Entre as notícias que mais gostou de fazer, está uma série de reportagens com bandas dos bairro e talentos locais.
- Aqui, eles se posicionam e mostram suas vontades, o que eles pensam como moradores - explica o técnico das oficinas, Edson Silva.
Xô, preconceito!
Ao longo das oficinas, que ocorrem de segunda a sexta, os próprios integrantes do projeto vão desmistificando a velha imagem do Guajuviras. Foi o que aconteceu com a estudante Kelly Paza, 18 anos, do Bairro Mathias Velho:
- Não sabia nada sobre o Guajuviras. Quando tu não conheces, acha que só tem marginal. Aí, fui fazendo amizades, conhecendo os projetos. Hoje, gosto de fotografar imagens que representam boas notícias.
Assim como Willian, ela começou participando das oficinas por quatro meses e permaneceu como monitora.
São 28 anos de desafios e conquistas
Morador do bairro desde a ocupação, em 1987, o diretor de projetos do Território da Paz, Paulo Santos, 56 anos, festeja conquistas, mas sonha com mais:
- Tínhamos que buscar água em uma torneira pública. Hoje, tem toda infraestrutura, mas pode melhorar.
Luciane Jardim, 50 anos, é agente social do projeto Mulheres da Paz, que orienta mulheres como Roseli Terezinha Nunes, 52 anos.
- O Guaju é uma cidade dentro de Canoas, aqui tem tudo - comenta a agente comunitária Mery Cardoso do Amaral, 52 anos.
Conhece o Guajuviras?
- População: 39,5 mil
- Tem cinco escolas de ensino fundamental e nove escolas de educação infantil.
- É um dos 28 Territórios da Paz do Estado, iniciativa implantada no bairro em 2009.
Sobre a agência
- As inscrições estão abertas para uma nova turma. Podem participar jovens de Canoas de 14 a 24 anos.
- Informações na Rua Boqueirão, 3367, ou pelo telefone 3428-6406.
- Os participantes dividem-se em duas turmas (manhã e tarde) de 30 alunos.
- No canal do YouTube da agência, há mais de 200 notícias. Confira em www.youtube.com/agenciadaboanoticia