Realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o resultado do exame de Sarampo que verificou a suspeita de um caso da doença em Porto Alegre foi negativo. A confirmação foi enviada à Equipe de vigilância das Doenças Transmissíveis (EVDT) da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) de Porto Alegre no final da tarde de sexta-feira.
Porto Alegre em alerta contra o sarampo: conheça a doença e saiba como se prevenir
No entanto, a coordenação da EVDT alerta que os profissionais de saúde devem estar atentos no atendimento de pessoas que tenham os sintomas compatíveis à doença e que tenham viajado para os locais com transmissão do vírus do sarampo, em especial os Estados Unidos, e, no Brasil, os estados de Pernambuco e Ceará.
Porto Alegre terá dia de combate a Tuberculose
ATENÇÃO AOS SINTOMAS
Todo o indivíduo que, independentemente da situação vacinal, apresentar febre e manchas avermelhadas - acompanhados de um ou mais dos sintomas tosse, coriza ou conjuntivite - deve procurar atendimento médico para avaliação.
Leia outras notícias do dia
Para aumentar a proteção e evitar a possibilidade de ocorrência de casos em conformidade com Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Panamericana de Saúde (OPAS), orienta-se que crianças de 6 meses a menores de 1 ano que vão se deslocar para áreas com comprovação de circulação do vírus do sarampo sejam vacinadas pelo menos duas semanas antes da viagem.
Também é importante vacinação contra o sarampo nas pessoas de um ano até 49 anos de idade, conforme preconizado no Calendário Nacional de Vacinação.
Curta nossa página no Facebook