O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse nesta sexta-feira que o resultado do PIB de 2014, próximo a zero, já era esperado. Na opinião do deputado, os indicadores econômicos mostram que o resultado de 2015 deve ser ainda pior. O PIB do Brasil subiu 0,1% em 2014 na comparação com 2013, divulgou na manhã desta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Cunha foi perguntado sobre possíveis erros do governo na condução da política econômica, mas ponderou que, em um contexto diferente do atual, a atual gestão optou por uma política de incentivos fiscais sem a qual o resultado de 2014 poderia ter sido negativo. Segundo o peemedebista, porém, este modelo está esgotado.
Em 1 minuto, entenda como é feito o cálculo do PIB
Como um PIB menor interfere na vida das pessoas
O deputado afirmou que o ajuste fiscal não é o modelo econômico do segundo mandato de Dilma Rousseff, mas uma premissa para um novo modelo que o governo precisa mostrar qual é.
- Governo precisa mostrar o passo seguinte - disse.
Cunha defendeu ainda que o governo explique à sociedade os objetivos do ajuste fiscal proposto pela equipe econômica. O presidente da Câmara disse que, "o que for importante para a economia", terá o apoio do PMDB.
Brasil é um dos países que menos cresceram em 2014
Leia as últimas notícias de Economia
Depois de participar de um evento na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde foi hostilizado, Cunha seguiu para a União Internacional Protetora dos Animais, onde posou para fotos segurando um filhote de cachorro.
Sem surpresas
PIB próximo a zero já era esperado, diz Cunha
Na opinião do deputado, resultado de 2015 deve ser ainda pior
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: