Faltando pouco menos de dois meses para a 136ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, o fiel que chega ao Santuário Diocesano já pode ter uma boa ideia de como ficará a imagem que substituirá a estátua polêmica da RSC-453, no acesso da Estrada dos Romeiros. Ainda que a entrega da obra esteja atrasada mais de três meses, a equipe envolvida na construção prefere não estipular novos prazos. Afinal, o que interessa a eles, de fato, é que a estátua finalmente agrade à comunidade.
- O artista até está demorando um pouco, mas não importa mais. Ela vai ter o rosto que merece, já está ficando linda - elogia a devota Carmen Colussi, 56 anos, de Bento Gonçalves.
Assim como Carmen, boa parte dos fiéis que saíam da missa do último dia 26, dia votivo, se dirigiam ao galpão montado ao lado do Santuário para avaliar o andamento dos trabalhos. O artista, Gilmar Pocai, diz que a curiosidade é rotineira. Há críticas, elogios, dúvidas por parte dos visitantes. A estátua já atingiu os quase seis metros de altura e pesa cerca de 20 toneladas. Resta ainda esculpir as vestes de Nossa Senhora, desenhar o cabelo, aperfeiçoar o rosto. Mas o que mais chama a atenção dos devotos são as duas faces aos pés da santa. São esboços que Pocai esculpiu e não agradaram nem a ele, nem ao reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza. Na primeira tentativa, o concreto secou muito rapidamente e, na hora de esculpi-lo, o nariz quebrou. Para evitar emendas, Pocai recomeçou do zero. Na segunda face, achou que a distância entre nariz e lábios superiores deixou a imagem assimétrica. Foi na terceira tentativa que ele se satisfez.
- A face dela está muito mais humanizada. Queremos que fique perfeita, que agrade - avalia Pocai.
A ideia é que os retoques finais, como pintura e detalhes na face da santa e de sua companheira, a Joaneta, sejam aplicados durante a romaria, nos dias 23, 24 e 26 de maio, aos olhos do público. Assim, os romeiros poderão opinar caso não estejam de acordo com o resultado e, claro, também doar dinheiro, já que ainda restam em torno de R$ 20 mil para arrecadar, e a prefeitura não cederá dinheiro.
- Ela só sairá daqui quando estiver de agrado de todos -avisa padre Fronza.
Imagem irá de guincho
A remoção da polêmica estátua da rótula da RSC-453 e a colocação da nova obra de Gilmar Pocai demandará uma megaoperação, já que ambas pesam toneladas. O transporte será bancado por uma empresa de guinchos de Farroupilha, de acordo com o secretário de Turismo, Fabiano Picolli. O deslocamento do galpão do Santuário até RSC-453, e o movimento inverso, precisarão de apoio policial. Tudo isso depende, também, de autorização do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), já que a rodovia é estadual e a ação pode interferir no trânsito. Mas essa movimentação, por enquanto, ainda não tem data para acontecer.
- Sabemos que começará em junho, caso a estátua fique pronta na romaria. Mas a remoção e transporte das imagens pode levar alguns dias - explica o secretário.
A estátua que hoje ocupa a RSC-453 ficará num estacionamento na Rua Dom José Barea, próximo ao Santuário Diocesano. O estacionamento, a poucos metros do templo, também abriga camelôs durante as romarias. A estátua ficará no fundo do terreno e terá proteção para evitar vandalismos. Os camelôs permanecerão na área.
A base que receberá a chamada "santa feia" está erguida.
LEMBRE O CASO
Santa polêmica
Nova estátua de Caravaggio ficará pronta durante romaria, em Farroupilha
Fiéis aprovam novo rosto da santa
GZH faz parte do The Trust Project