O registro da morte de uma criança com suspeita de meningite mobilizou pais e educadores na escola Pró-Futuro, localizada na RS-040, em Viamão. Mais cedo, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que dois alunos haviam morrido na mesma condição, no entanto a informação foi retificada porque uma delas segue hospitalizada em estado grave. As crianças são de duas turmas da educação infantil e têm entre quatro e cinco anos. As informações são da Rádio Gaúcha.
A prefeitura mobilizou médicos para aplicação de antibióticos na tarde deste sábado, a partir das 13h30, para prevenção das crianças que tiveram maior convivência com as vítimas e para familiares, conforme determina o Ministério da Saúde. A secretária Sandra Sperotto esclarece que outros estudantes do colégio não precisam receber a profilaxia, mas os pais devem ficar atentos a sintomas como febre alta, rigidez na nuca, mal-estar, fraqueza e vômitos. Caso sejam identificados, é importante procurar o serviço de saúde.
Leia as últimas notícias de Zero Hora
A Secretaria Estadual de Saúde afirma que tomará providências quando forem confirmadas as mortes pela doença. A vacina da meningite entrou para o calendário de vacinação em 2009. A transmissão é semelhante a da gripe, por meio de secreções orais e nasais. Em nota no Facebook, a escola lamentou o ocorrido e pediu tranquilidade aos pais.