O percentual do etanol misturado à gasolina será aumentado de 25% para 27% a partir do dia 16 de março. A informação foi confirmada na tarde desta quarta-feira pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.
Atualmente, o percentual de etanol anidro misturado à gasolina é 25%. A mudança, aprovada pela presidente Dilma Rousseff, foi acertada em reunião entre o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e representantes do setor sucroalcoleiro em fevereiro.
Conforme o setor açucareiro, a expectativa é que o percentual de 27% de etanol na gasolina comum gere uma demanda de mais 1 bilhão de litros por ano. Representantes da área afirmam que têm capacidade para atender o aumento na demanda.
O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, recomendou que veículos movidos apenas a gasolina utilizem somente combustível premium, que não terá o percentual de etanol na mistura elevado. Segundo ele, isso deve ser feito porque estudos de durabilidade desses motores com a nova composição da gasolina não estão concluídos.
- Por isso a premium não será alterada. É uma alternativa para motoristas com esses veículos. Para os que têm carros flex, não há qualquer restrição - explicou.
*Zero Hora, com agências