A santa-mariense Rafaela Koehler Zanella, ex-miss Brasil e médica, ganhou uma indenização de R$ 30 mil por danos morais, por ter sido vítima de comentários a seu respeito no Facebook. Tudo começou quando um médico dermatologista publicou um comentário na página de Rafaela no Facebook.
O médico escreveu que a miss teria entrado no curso de Medicina da Ulbra sem passar no vestibular, dando a entender que a vaga teria sido um prêmio de um título de um concurso de beleza. A partir daí, outros fizeram comentários pejorativos.
Rafaela, que foi Garota Verão, Miss Rio Grande do Sul e Miss Brasil em 2006, é médica e pós-graduanda em Dermatologia Geral. Segundo o site Consultor Jurídico, ela entrou com ação indenizatória na Justiça, em Porto Alegre, e alegou que jamais se beneficiou profissionalmente dos seus títulos de beleza e que passou no vestibular para entrar na Ulbra.
Além de solicitar que os comentários fossem apagados, o que foi feito, Rafaela pediu indenização por danos morais, que foi fixada em R$ 30 mil pelo Tribunal de Justiça. Segundo a relatora da ação, o réu deve responder as consequências de sua conduta "impulsiva e raivosa, quando nada tinha a ver com o que a autora fez ou deixou de fazer".