Tradicional no período litúrgico da quaresma, entre a Quarta-feira de Cinzas e a Páscoa, a Campanha da Fraternidade deste ano terá como tema "Fraternidade: Igreja e Sociedade" e lema "Eu vim para servir".
O intuito da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é reforçar a atuação social dos cristãos, resgatando conceitos elaborados durante o Concílio Ecumênico Vaticano II, que completa 50 anos de seu término em 2015.
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- Os ensinamentos do Concílio Vaticano II nos levam a ser uma Igreja atuante. Os cristãos trabalham para que as estruturas da sociedade estejam a serviço de todos - comenta o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner.
Presidente regional da CNBB e bispo de Novo Hamburgo, dom Zeno Hastenteufel destaca que o tema da campanha está muito ligado à realidade do país.
- A sociedade brasileira está carente de justiça e de verdade. O povo perdeu a esperança, há muita corrupção e roubalheira. A Igreja pode, por meio de suas pastorais, influenciar para o bem do povo brasileiro, como na década de 80, quando a Igreja se envolveu nas Diretas Já - relembra Hastenteufel.
Um livro da Campanha da Fraternidade pode ser comprado pelo site edicoescnbb.com.br, no valor de R$ 10,30 ou nas livrarias das paróquias. O primeiro capítulo traz um histórico das relações da Igreja com a sociedade brasileira e os desafios da atualidade. Na segunda parte, é aprofundada essa relação à luz da Bíblia e da doutrina social.
O terceiro capítulo apresenta reflexões sobre a dignidade humana, o bem comum e a justiça social. O documento termina com a prestação de contas das campanhas anteriores.
A campanha será lançada nacionalmente hoje, às 10h45min, na sede da CNBB, em Brasília, e terá transmissão ao vivo pelas emissoras católicas de rádio e TV.
Evento anual
A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica no Brasil sempre no período da quaresma. A cada ano, é escolhido um tema para despertar a solidariedade dos fiéis em relação a um problema concreto na sociedade brasileira.
Além de documentos disponibilizados para trabalhar o tema nas pastorais da Igreja, é realizada no Domingo de Ramos (uma semana antes da Páscoa), a coleta da solidariedade. O valor arrecadado é assim dividido: 45% para a paróquia aplicar em programas de promoção humana, 35% para a diocese, 10% para a CNBB regional e 10% para a CNBB nacional.
A primeira campanha foi realizada pela Cáritas de Natal (RN), em 1962. Sob o impulso do Concílio Vaticano II, em andamento na época, foi feita uma campanha em âmbito nacional pela CNBB, na quaresma de 1964.
O Concílio Vaticano II foi uma reunião episcopal realizada de outubro de 1962 a outubro de 1965, em Roma. No encerramento, foi publicado um documento chamado Gaudium et Spes (A alegria e a esperança), que aborda a visão cristã sobre o mundo e o homem, sua dignidade, as relações sociais, o sentido do trabalho e da cultura e a participação da Igreja na sociedade. O cinquentenário deste documento motivou a escolha do tema da campanha para 2015.