Um avião da companhia aérea Azul teve um problema técnico e teve de pousar emergencialmente na Base Aérea de Canoas na manhã desta segunda-feira. O voo 4111 saiu do aeroporto de Confins (MG) às 6h57min para o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, quando teve de desviar para Canoas, onde pousou às 10h22min.
Pouso emergencial não aconteceria em Canoas se pista do Salgado Filho estivesse ampliada
Entre os passageiros estava o deputado federal Julio Delgado (PSB), que participaria de uma reunião com o governador José Ivo Sartori. Depois do susto, ele foi recebido pelo deputado federal Beto Albuquerque, que confirmou que o colega estava bem.
Avião da American Airlines arremete antes de pousar em Porto Alegre
Avião retorna ao Salgado Filho minutos após decolar para Miami
No evento no Piratini, o deputado falou sobre o susto e elogiou o piloto do avião "pela competência e, principalmente, por manter os passageiros calmos":
- Na hora do pouso, todo mundo aplaudiu. Tinha gente rezando e chorando. Alguns gritavam "não foi dessa vez".
Os passageiros foram encaminhados ao aeroporto em um ônibus. Eles relataram que o avião ficou dando voltas antes de aterrissar em Canoas. Segundo eles, o comandante da aeronave comunicou aos passageiros que havia problemas no flap da asa direita e no sistema de freios.
R$ 121 mi foram gastos em pista que não será ampliada no Salgado Filho
Rosane de Oliveira: impasse no projeto do aeroporto
O auxiliar de logística Natanael Pires, 27 anos, falou que a aeronave ficou uma hora e meia dando voltas em torno do Polo Petroquímico para queimar combustível. A opção por pousar na base aérea seria porque a pista é 500 metros maior do que a do Salgado Filho e o tráfego aéreo é bem menor.
Victor Nesi, 17 anos, chegou de Maceió para estudar Direito na Unisinos. Ele comentou que o clima no avião não era de terror, mas havia grande apreensão. O momento mais tenso, conforme o estudante, foi o pouso, já que se tinha dúvidas sobre a capacidade dos freios da aeronave. Quando o avião parou, os passageiros aplaudiram o piloto.
A companhia divulgou nota oficial explicando o ocorrido:
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informa que o voo 4111, com origem em Belo Horizonte, aeroporto de Confins, e destino Porto Alegre, precisou alternar sua rota para a base aérea de Canoas por conta de um problema de ordem técnica na aeronave. Os clientes foram prontamente assistidos de acordo com a Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e serão reacomodados em outros voos. A Azul lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações.
Passageiros chegam de ônibus ao aeroporto Salgado Filho
Foto: Bruna Scirea
* Zero Hora