Uma serpente de meio metro foi enviada por Sedex para uma residência em Tapera, no norte do Estado. O animal foi encontrado, nesta sexta-feira, no raio X dos Correios de Passo Fundo. O remetente é do Espírito do Santo e postou a caixa na terça-feira. As informações são da Rádio Gaúcha.
De acordo com o chefe do Ibama da cidade, Flabeano Castro, a serpente é uma perictamboia e tem habitat natural no norte da Amazônia. Além disso, o animal não é venenoso e é da mesma família da jiboia, podendo chegar a dois metros de comprimento. Castro avalia que a serpente é vendida por cerca de R$ 5 mil e acredita que ficaria como animal de estimação.
Tanto o remetente quanto o destinatário vão responder criminalmente pelo caso. A multa estimada é de R$ 5 mil para cada um. O caso também será encaminhado para o Ministério Público Federal (MPF).
A serpente foi encaminhada para o Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo (UPF). Após receber cuidados, ela será levada para um criadouro, já que não está em seu local de origem. Ainda segundo o chefe do Ibama, esse tipo de situação é frequente na região. Castro acredita que sejam enviados entre dois a três pacotes contendo animais por semana, por isso a necessidade do raio X na triagem. O equipamento estava sem operação há seis meses, e o funcionamento foi retomado nesta quinta-feira.
*Rádio Gaúcha