A Delegacia Fazendária, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), realiza ação para combater a fraude das próteses nesta quinta-feira. Na operação, batizada de Bones, são cumpridos 21 mandados de busca e apreensão na Região Metropolitana e no Interior.
O objetivo é combater o esquema fraudulento de cirurgias de próteses de coluna. Durante a ação, são feitas busca de documentos, indisponibilidade de bens imóveis e apreensão de passaportes. Os mandados são cumpridos em clínicas médicas e, entre o material apreendido, estão fichas de pacientes, laudos médicos, computadores e agendas de consultas.
Investigados na fraude das próteses são impedidos de deixar o país
Justiça condena sete envolvidos na fraude das próteses no RS
Leia as últimas notícias da Zero Hora
A fraude foi revelada em matéria do Fantástico, que denunciou o esquema que envolveria a cobrança ilegal por médicos e dentistas, licitações direcionadas e operações sem necessidade. A Polícia Civil gaúcha investiga, há seis meses, se a falsificação de documentos para propor à Justiça pedidos de liminares de cirurgias superfaturadas lesou o Instituto de Previdência do Estado (IPE).
* Zero Hora