A emissão de carteira de trabalho está suspensa há mais de três semanas em todo o Estado - em grande parte das cidades gaúchas, este período já passa de um mês. O motivo, de acordo com informações da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, é a troca do sistema operacional.
A previsão era de que os requerimentos de carteira de trabalho pudessem ser retomados na última segunda-feira, entretanto, o novo sistema apresentou falhas, levando o Ministério do Trabalho e Emprego a prorrogar o prazo para a regularização do serviço em todo o país. De acordo com o chefe da sessão de políticas de trabalho, emprego e renda da Superintendência Regional do Trabalho, Leandro Borowski, a coordenação-geral de informática em Brasília está trabalhando para solucionar os problemas ainda nesta semana. Ele afirma que a partir do momento que as modificações no sistema forem finalizadas, a Superintendência estará apta para retomar as emissões no Rio Grande do Sul.
O trabalhador que precisar fazer carteira de trabalho deve aguardar a normalização para procurar uma agência do Sine, ou, em algumas cidades do Interior, aos respectivos órgãos que façam a emissão do documento. Caso o trabalhador consiga uma oportunidade de emprego durante o período da suspensão e não tiver o documento, o empregador pode admitir este funcionário, que pode ficar sem a carteira por um prazo de 30 dias.
O novo sistema operacional para emissão de carteira, chamado CTPS Web 3.0, será integrado ao Sistema Nacional de Emprego (Sine) e online, contando com a utilização de leitor biométrico para a coleta de digitais, assinatura e fotografia. A meta é diminuir o prazo de entrega do documento de 15 para cinco dias.