Está suspensa momentaneamente a transferência de presos do Presídio Central de Porto Alegre para a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm). A informação foi confirmada pelo delegado da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Armando Maciel. Segundo ele, após o incidente do último sábado (25) – quando cinco presos agrediram os agentes penitenciários da Pesm, em uma tentativa de rebelião –, a penitenciária, que fica no distrito de Santo Antão, terá de ser submetida a uma avaliação da segurança.
A decisão foi acordada com a Direção do Departamento de Segurança e Execução Penal da Capital, ligado à Susepe. O delegado da Susepe, Armando Maciel, não dá detalhes desse levantamento a ser feito na Pesm, mas garante que será feito um amplo mapeamento para saber se a casa oferece condições de receber detentos da Capital.
As tratativas entre as duas casas prisionais previam, inicialmente, que 40 detentos viessem do Presídio Central para Santa Maria, já que a casa penitenciária de Porto Alegre será desativada. Em, no máximo, 60 dias os presos devem retornar à Região Metropolitana. Uma condição para a possível vinda desses presos para Santa Maria é que eles não tenham ligação com facções criminosas.