Uma cerimônia no salão nobre da Prefeitura de Rio Grande, nesta sexta-feira (17) marcou oficialmente o início das obras da Cadeia Pública Feminina da cidade. A nova unidade prisional terá 286 vagas e ficará pronta em um ano. O investimento dos Governos federal e estadual somam R$ 13, 7 milhões.
A Cadeia Pública Feminina de Rio Grande será erguida ao lado da Penitenciária Estadual da cidade, na Vila da Quinta. O projeto arquitetônico prevê pavilhão de trabalho, salas de aula, biblioteca, ambientes para atendimento psicológico, brinquedoteca e berçário – para permanência de crianças até seis meses de idade. A unidade atenderá aos parâmetros de acessibilidade.
De acordo com o superintendente dos Serviços Penitenciários, Gelson Treiesleben, a cadeia feminina era uma necessidade. “As mulheres de Rio Grande e região ficam em um local adaptado dentro da Perg, que antes era um refeitório. A região ganha muito. A primeira penitenciária feminina da região será aqui na cidade”, disse. Hoje, a Perg abriga mil homens e 60 mulheres.