Uma avaliação preliminar do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) apontou que a ponte da várzea do Rio Toropi, na BR-287, na Região Central, está com as fundações e as estacas comprometidas. O superintendente regional do órgão, João Carlos Tonetto, acredita que a chuva dos últimos dias pode ter provocado a erosão do solo, o que acabou provocando o dano.
O trecho onde fica a ponte, entre São Pedro do Sul e o trevo de acesso a Mata, está interrompido desde a madrugada desta terça-feira (28). No trevo de acesso a São Pedro Sul e a Dilermando de Aguiar já há sinalização indicando o bloqueio, 30 quilômetros distante. Não há previsão de quando a ponte será liberada. A poucos metros da ponte, carregamentos de terra são colocados sobre a pista para reforçar o trancamento.
Desvios
Um desvio pelo lado da ponte já é estudado, o que sugere que o problema não é de rápida solução. Placas orientando as rotas serão colocadas já em Santa Maria. A partir do centro do Estado para o oeste, é recomendado seguir pela BR-158 e BR-290 de Santa Maria em direção a Rosário do Sul e em Rosário do Sul, seguir sentido Cacequi e, posteriormente, São Vicente do Sul, onde o motorista vai reencontrar a BR-287. Partindo de Santa Maria, essa rota aumenta o percurso em 170 quilômetros. Motoristas vindos de Porto Alegre e região metropolitana pela BR-290 devem seguir até Rosário do Sul, e então, até São Vicente.
Se o sentido for Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga ou São Borja, o desvio recomendado é sair de Santa Maria e segur até Cruz Alta pela BR-158, para depois seguir em direção à fronteira. Há um desvio pelo interior, entre Mata e São Pedro do Sul para veículos leves, pelo qual é necessário usar o serviço de uma balsa particular.