O primeiro passo em direção ao fim de uma espera que durou cerca de 15 anos foi dado nesta semana, no pátio da Escola Estadual Maria Cristina Chika, na Lomba do Pinheiro. Após a assinatura da ordem de início das obras de recuperação e ampliação, na semana passada, começou nesta segunda-feira o desmanche da primeira brizoleta (escolas de madeira, construídas no Estado entre 1959 e 1963, pelo então governador Leonel Brizola), que dará espaço à edificação de três andares que abrigará 12 salas de aula.
- Eu estou muito alegre! As crianças vão ter qualidade na aprendizagem porque o ambiente ajuda. A escola é meio social, para o encontro com os amigos, que oferece a alimentação - observa a diretora Gleci Medeiros, que leciona na escola desde 1991 e deve encerrar a carreira no final deste ano.
O Diário Gaúcho acompanhou nos últimos anos a dificuldade enfrentada por professores e alunos da escola por conta do espaço físico inadequado. Um dos pavilhões de madeira chegou a ser interditado (estava envergado e apresentava buracos no assoalho), o que reduziu o número de salas. Com isso, a biblioteca virou sala de aula e foi necessário estabelecer turnos alternativos para atender aos estudantes. Outra dificuldade mostrada pelo jornal foi o problema com a documentação do terreno da escola, resolvido, conforme a diretora, com o usucapião (posse por tempo de uso).
- As salas estavam caindo aos pedaços. Em 1993, eu estudei nas salas que estão sendo desmanchadas hoje e elas já não tinham boas condições - lembra a dona de casa Márcia Silva de Oliveira, 34 anos, que hoje é mãe de uma aluna do segundo ano.
A dona de casa Dagmara Barbosa Rodrigues, 36 anos, mãe de um aluno do sétimo ano, conta que já havia perdido a esperança de ver o prédio novo, mas está contente com a conquista.
- Finalmente, a obra da escola saiu! - disse a aluna do quarto ano Bruna Vitória Almada Azevedo, nove anos.
A aluna Franciele de Oliveira Fagundes, sete anos, do segundo ano, já imagina como será a nova escola:
- Acho que a sala de aula vai ser bem bonita!
Educação na Capital
Depois de 15 anos de batalha, escola será reformada
Desde 2000, a comunidade escolar da Escola Estadual Maria Cristina Chika, na Lomba do Pinheiro, luta para conseguir a construção de um prédio para dar fim ao improviso por conta das más condições do espaço físico.
GZH faz parte do The Trust Project