A edição de 2014 do Acampamento Farroupilha terá menos piquetes por medida de segurança. Neste ano, 367 entidades estarão acampadas no Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho para o evento que começa no próximo domingo (7).
De acordo com o coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria da Cultura, Giovani Tubino, neste ano houve 16 inscrições a menos que em 2013. A organização optou por manter esses espaços desocupados para seguir orientação do Corpo de Bombeiros, que recomenda mais espaço entre os piquetes por segurança.
"A diminuição se dá em torno do pedido e da solicitação do Corpo de Bombeiros em relação ao distanciamento dos galpões. Temos hoje um metro entre um galpão e outro. Estamos indo, para o ano que vem, para dois metros entre cada galpão, para chegar ao ideal que o Corpo de Bombeiros acha, que é três metros", explicou.
A organização do Acampamento ainda não definiu o número de lotes liberados para a edição de 2015. Será feito um estudo para determinar quantos galpões serão ocupados pelas entidades interessadas, depois que a distância entre as estruturas for ampliada.
Prevenção contra incêndios
O Corpo de Bombeiros deve realizar uma vistoria no Parque entre a quinta (4) e a sexta-feira (5) para verificar a adequação dos galpões ao Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). A comissão organizadora realiza uma vistoria prévia com apoio da Escola de Educação Profissional Cecília Meireles para garantir as providências necessárias à segurança das estruturas.
Abertura do Acampamento em 2014
O Acampamento Farroupilha abrirá oficialmente às 18h do próximo domingo (7), com a chegada da Chama Crioula ao Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho (Parque da Harmonia). A abertura do evento será sempre às 9h. Na sexta-feira e no sábado, o funcionamento será até 2h. Nos demais dias, os portões fecharão à meia noite. O Acampamento seguirá até o dia 21 de setembro. A entrada é gratuita.