Para tentar reduzir o impacto dos milhares de visitantes que procuram Gramado no período do Natal Luz, o desfile não será mais realizado na rua. A atração sai da Avenida das Hortênsias passa para o Expogramado, distante cerca de dois quilômetros da área central. O desfile no Centro provocava congestionamentos, dificuldade para encontrar um local para estacionar e reclamações de comerciantes. No Expogramado, será montada uma estrutura coberta com arquibancadas. Os ingressos já podem ser comprados pela internet a partir de R$ 80 e serão vendidos também no Expogramado.
"Com a estrutura coberta, não tem mais risco de cancelamento. Porque em Gramado faz as quatro estações num só dia. Procuramos tirar o desfile do Centro pensando em mobilidade, segurança e acessibilidade", destaca o presidente da Gramadotur, João Pedro Till.
Ele garante que, mesmo quem não comprar os tíquetes, poderá acompanhar um pouco da atração: "Quem adquiriu o ingresso irá assistir dentro de uma espécie de túnel, coberto. Para quem estiver do lado de fora, teremos atrações. Esse túnel terá quatro saídas onde acontecerão surpresas, acontecerá alguma coisa para quem estiver do lado de fora. O desfile vai interagir com o público externo."
Outra mudança é a proibição da circulação de ônibus de turismo pelo Centro. Os veículos irão receber um adesivo e apenas poderão deixar visitantes em hotéis ou em alguma atração na chegada e depois deverão estacionar no Serra Park. "Estamos disciplinando o tráfego de ônibus. Estamos implantando um complexo com terminal de estacionamento para que os ônibus tenham um local mais adequado. É bastante acessível e terá serviço de bar e lancheria. Quem vem por Taquara, acessa diretamente o Serra Park. Quem vem de Caxias, acessa pela Perimetral", explica o presidente da Gramadotur.
Vans e micro-ônibus terão autorização para circular livremente. O município irá oferecer transporte gratuito entre a Rua Coberta e o Expogramado.
Outra novidade é a ampliação da decoração na área central. A Avenida Borges de Medeiros terá enfeites até o complexo do Expogramado. "Na decoração, queremos retomar o estilo Gramado. As ruas Garibaldi e São Pedro, que antes tinham uma decoração mais modesta, terão uma decoração mais forte", adianta Till.
No ano passado, nos 73 dias de evento, a cidade recebeu 1,6 milhão de visitantes. A meta é superar este número neste ano. O Natal Luz será de 30 outubro de 2014 a 11 de janeiro de 2015.