Aprender ciência nem sempre é uma tarefa simples. Sem a experiência de poder executar um experimento de maneira prática, a tarefa fica mais dificil ainda.
Por isso, umaa iniciativa da ONG Infância-Ação, de Santa Maria, quer mudar a realidade de algumas crianças levando a ciência prática para sala de aula. E para isso, foi lançado o projeto Eureka!, idealizado pelo Alexandre dos Santos Cardoso, estudante de Engenharia de Controle e Automação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ele percebeu, ao chegar no ensino superior, que muitas coisas passaram em branco na época da escola e resolveu desenvolver uma ação para que as crianças tenham uma experiência prática ainda na fase escolar. A ideia é falar sobre coisas do dia a dia e vai ser aplicada com os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Julio do Canto a partir desse semestre:
"Eu percebi que eu aprendi muito pouco de como resolver problemas utilizando conhecimentos básicos de ciência. A gente decidiu buscar a necessidade dessas crianças tanto em casa quanto na escola: como funciona a energia elétrica; a distribuição de água; conceitos de saneaento basico; utilizar a ciência no dia a dia para entender ela está inserida na vida".
Seleção de voluntários
E para que o projeto tenha continuidade, a ONG Infância-Ação está selecionando voluntários que também queiram contribuir com os estudantes. No dia 13 desse mês de setembro, serão selecionados voluntários queiram contribuir com qualquer tipo de experiência que agregue valor à educação das crianças. A seleção é no prédio de apoio da Universidade Federal de Santa Maria onde funciona o Centro de Ciências Sociais e Humanas, no centro de Santa Maria. A palestra de apresentação ocorre no dia 13, às 15h, no Auditório do prédio. O endereço é Rua Marechal Floriano Peixoto, 1184, no centor de Santa Maria. Inscrições podem ser feitas até o dia 12 na página da ONG.