O Cartão Emergencial Rural, com parcela única de R$300, começou a ser entregue aos pescadores artesanais que atuam no estuário da Lagoa dos Patos em Rio Grande. O beneficio é destinado a famílias afetadas pela frustração da safra 2013/2014.
Ao total, 724 pescadores receberão o apoio financeiro. Só nesta quarta-feira (10), 220 pescadores compareceram à Colônia de Pescadores Z-1 para retirar o benefício. A entrega também ocorrerá até sexta-feira (12) nas comunidades pesqueiras do município.
De acordo com o pescador Gilmar de Mattos Borges, de 55 anos, o valor é considerável, tendo em vista o fracasso da última safra. “Sempre ajuda. Com esse dinheiro vou pagar um motor de barco”, disse. Além de insumos pesqueiros, o Cartão Emergencial Rural serve para a aquisição de gêneros de primeira necessidade.
Na região sul, devido a anormalidades climáticas ocorridas no final de 2013 e início de 2014, as safras de corvina, tainha e camarão foram afetadas. A frustração da safra foi demonstrada em um laudo da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).