Um carro a serviço da prefeitura de Porto Alegre foi estacionado em local proibido no último sábado (30) e prejudicou o deslocamento de Frederico Silveira, 42 anos, que é cadeirante. Essa era a primeira vez que Fred, como é conhecido, havia ingressado na área interna do Parque Moinhos de Vento (Parcão). Naquele sábado, ele havia se deslocado até o local com a esposa, de carro.
Ao final do passeio, Frederico se dirigiu com a esposa até o próprio carro para deixar o parque. No entanto, um veículo locado pela prefeitura da Capital, para a Secretaria Municipal de Governança Local, estacionou em frente à vaga, que é reservada para pessoas com deficiência. O veículo da prefeitura impedia que o veículo do cadeirante fosse retirado.
Frederico contou à Rádio Gaúcha que esperou por aproximadamente 20 minutos até que alguém aparecesse para retirar o veículo dali.
"Me senti com meu direito de ir e vir, que já não é lá essas coisas, desrespeitado. Afinal para que respeitar um deficiente? É apenas um deficiente", contou à Rádio Gaúcha.
Segundo o relato de Frederico, o motorista do veículo da prefeitura, ao chegar no local, não apresentou explicações sobre o ocorrido e apenas informou que estava cumprindo ordens.
“Ele disse que estava cumprindo ordens, que tinha ido para um evento com o prefeito. Eu pedi a identidade dele, mas ele se negou, pedindo desculpas pelo que fez. E repetiu: só estava cumprindo ordens”, contou Fred
De fato, no sábado, o prefeito José Fortunati participou de um evento no Parque Moinhos de Vento, em uma ação conhecida como “Prefeitura na Comunidade”, conforme informa o site do Executivo Municipal.
Outro lado
A Rádio Gaúcha entrou em contato com a Secretaria Municipal de Governança Local por volta de 9h desta segunda-feira (01) e recebeu retorno no final da manhã. Segundo a nota divulgada pela Secretaria, o motorista e a empresa terceirizada foram advertidos sobre a infração.
Leia a íntegra da nota:
"O motorista da empresa terceirizada que cometeu a infração estava a serviço da secretaria de Governança Local trabalhando no projeto Prefeitura na Comunidade realizado neste sábado, dia 30. O profissional e a empresa contratada já foram devidamente advertidos.
A secretaria de Governança Local informa que tem a prerrogativa de notificar a empresa que presta serviços de locação de automóveis, bem como pedir substituição de motorista que cometa atos de infração na condução do veículo locado.
Neste caso, por se tratar da primeira infração cometida pelo motorista, deverá continuar atendendo a secretaria".