Às vezes, um caminho alternativo é mais emocionante. É o caso ds viagem de Veranópolis a Nova Pádua, passando por Nova Roma do Sul, que já foi mostrada no blog Viajando de Carro. São três cidades da Serra Gaúcha com população de origem italiana. Veranópolis é a terra da longevidade. Nova Roma do sul é mais conhecida pelos esportes radicais, como rafting no Rio das Antas. Nova Pádua tem o Belvedere dos Sonda, entre outras atrações.
O caminho alternativo é feito por estrada de chão, que pode ser percorrida sem problemas com um automóvel. Há dois rios para atravessar, de balsa: o Rio da Prata, entre Veranópolis e Nova Roma e o Rio das Antas, entre Nova Roma do Sul e Nova Pádua.
No caminho há pontes, túneis ferroviários, o Monte Claro, duas usinas e algumas cascatas perdidas no meio da mata. A saída de Veranópolis é feita numa estrada que leva até a usina de Monte Claro, nas proximidades do Espigão, a partir da RS-470. Depois é só seguir em frente.
Nova Roma do Sul tem casas antigas, do tempo dos imigrantes italianos. É local para uma parada para fotos. Descendo em direção ao Rio das Antas, há a usina Castro Alves, com um mirante para fotos também. Pouco antes de chegar à balsa, tem a chamada Trilha das Aranhas, porque dizem que nos dias quentes de verão há muitas caranguejeiras passeando inclusive na estrada.
Em Nova Pádua há o restaurante do Belvedere dos Sonda, com uma vista espetacular do Rio das Antas. De Nova Pádua o caminho segue por estrada asfaltada, até a região de Caxias do Sul.
É um passeio que pode ser feito num dia inteiro, no fim de semana.