Gilbert Gisler, ou Xepa, o patrão do CTG mais famoso do momento, recebeu na manhã desta quarta-feira "a notícia mais feliz do mundo". Depois de ser incendiado em repúdio aos planos de receber um casamento gay e reconstruído pela comunidade em resposta, o Sentinelas do Planalto está liberado pelo Corpo de Bombeiros para reabrir.
Xepa buscará às 17h desta quarta o alvará que permite o funcionamento do local. Da sede dos bombeiros, voltará direto para o CTG. A noite de reinauguração virá ao sabor de um tradicional prato da mesa gaúcha, a vaca atolada - além do óbvio: música e apresentação de grupos de dança.
- Essa é a notícia mais feliz do mundo, a maior alegria que poderia vir. Só tenho a agradecer a colaboração da comunidade. Eles (voluntários) reconstruíram tudo em cinco dias. Eles são os verdadeiros heróis farroupilhas - afirmou o patrão.
Casal gay celebra união no fórum de Livramento após incêndio em CTG
"Vim para fazer a diferença", diz juíza que celebrou casamento gay
Xepa conta que materiais de construção "de primeira linha" foram doados por moradores, empresas e entidades de Santana do Livramento e também do Uruguai, país da logo-ao-lado Rivera. Com a mão-de-obra, a prefeitura do município deu uma força. E o resultado final, conforme o patrão, foi elogiado pelos bombeiros.
- A parte elétrica está impecável - resume Xepa.
As comemorações da reconstrução endossarão os festejos da Semana Farroupilha. Dia 20 de setembro, data em que é celebrada a Revolução Farroupilha, será de festança no galpão. Uma semana depois, em 27 de setembro, as portas se abrirão mais uma vez para receber prendas e peões: será o aniversário de 20 anos do Sentinelas do Planalto.
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Veja fotos da reconstrução do CTG Sentinelas do Planalto:
Participe
Qual o motivo para a intolerância em torno do casamento homossexual?
Confira fotos do CTG Setinelas do Planalto após o incêndio:
*Zero Hora